qui. dez 9th, 2021

Esta postagem tem por finalidade esclarecer algumas dúvidas de muitos usuários, em relação à um modelo bem popular no seguimento Automotivo CORZUS PR-3100.

No seguimento de Booster com circuito montado com componentes smd, teve uma boa aceitação no mercado Automotivo.     Algumas dúvidas ainda persistem e minha intenção é esclarecer certos itens.

  • Módulo não liga.  causa: Fusivéis abertos, trilhas internas GND e 12V abertas, circuito de ajuste de Bias com defeito
  • Liga, sem som. causa: soldas frias nos conectores de entradas, Trafos de entrada com enrolamentos abertos, trilha rompida ou trincada na placa.
  • Ao ligar queima dos Tips 105. causa:  O ajuste de Bias está incorreto, trilhas que conduzem tensão positiva aos diodos 1N4148 rompidas, diodos 1N4148 aberto ou em curto.
  • Liga, em instantes acusa alto consumo de corrente. causa: algum dos Trafos internos em curto, ajuste de Bias fora do padrão do aparelho.
  • Liga com som fraco (fanhoso). causa: Falta de tensão de 12V no circuito, capacitor SMD localizado no secundário alterado, solda fria nos Tips 105.

As imagens abaixo vão ilustrar pontos vulneráveis à defeitos.

Fig. 1 clique na imagem para ampliar.
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Nesta imagem temos os referidos Trimpots de ajuste de corrente (Bias), da esquerda para a direita temos os ajustes dos canais de (Full range) este ajuste é mantido na escala de  0.30 à 0.40ma.

À direita temos o trimpot de ajuste do canal Sub woofer, de 0.50 à 0.60ma. variações maiores poderão favorecer um consumo elevado podendo causar queima ao canal. IMPORTANTE: Os Tips deverão estar todos devidamente fixados no chassis com pasta térmica e bem apertado a barra de fixação, do contrário não será possivél ajustar o circuito.

Fig. 2. Clique na imagem para ampliar.
Fig. 2. Clique na imagem para ampliar.

Observem nesta foto pela indicação das setas, um trilha fina que percorre ao lado do porta fusivél. O rompimento desta trilha provocará um imediato consumo de corrente no canal de Sub woofer podendo favorecer à queima.

Fig. 3. Clique na imagem para ampliar.
Fig. 3. Clique na imagem para ampliar.

Nesta imagem temos na parte de cima a fixação dos Tips através de solda, deve-se constatar se não esta havendo rompimento nos terminais de solda. Defeito esse muito comum neste modelo.

Fig. 4. Clique na imagem para ampliar.
Fig. 4. Clique na imagem para ampliar.

Importante frisar este grupo de diodos 1N4148, tanto para os canais Full range como para o de Sub, em caso de algum diodo aberto ou em curto ou até mesmo com o rompimento da trilha ocasiona aumento brusco de consumo.

Fig. 5. Clique na imagem para ampliar.
Fig. 5. Clique na imagem para ampliar.

Nesta ilustração temos os conectores de entradas, Full e Sub, em caso de solda fria o sinal não será amplificado pelo circuito, o valor de resistência para o enrolamento de cada Trafo de entrada é em torno de 1,2Ω.

Fig. 6. clique na imagem para ampliar.
Fig. 6. clique na imagem para ampliar.

Imagem dos terminais de ligação do Trafo de saída Sub. Inversão dos fios poderá ocasionar um aumento no consumo no momento da reprodução musical. Em certas situações o som ficará “fraco” baixo ganho de amplificação.

IMPORTANTE:  este Post assim como os demais tem por finalidade esclarecer dúvidas de alguns usuários de Eletrônica, caso não tenha conhecimento nesta área encaminhe para um local especializado para o reparo. Não tente resultados sem ao menos ter conhecimento neste tipo de equipamento.

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By Tecnill

34 thoughts on “Módulo PR-3100 Corzus reparos e ajustes”
    1. Olá Adilson, obrigado pela visita. No caso do PR3100, os pontos para inserir um Amperímetro é nos porta fusíveis. Retira-se o fusível e se aplica o Amperímetro em escala de 10A (dependendo do modelo). Na placa do circuito notará 3 trimpots, sendo 2 para os canais comuns e 1 separado que é destinado ao grave. Canais comuns deverão ter em média 350ma (cada) canal de grave 600ma. Se notar um alto é porque o Trafo de saída do canal esta em curto.

      1. Caro Amigo! Boa noite! muito obrigado pela instrução técnica, acabei de fazer a regulagem, tudo transcorreu de acordo com a sua instrução. parabéns pelo ótimo trabalho! realmente fica aqui meus agradecimento, pela ajuda… Adilson

  1. Ola amigo gostei, muito bom o material que vc postou, gostaria de saber se por acaso vc teria o esquema do Corzus Pr 5100 estou com um todo fuçado, o diodo Smd que vai conectado a dois tips um foi substituído porem nao sei se esta na posição correta, tem trilhas rompidas etc se puder me ajudar se tiver fotos da PCI ou o esquema ajudaria e parabéns pelo seu trabalho.

    1. Olá Isabelly, esse esquema não disponho no momento, mas essa informação eu imagino que se você entrar em contato com a Corzus pode conseguir.
      Você pode também tentar uma visita no Fórum de Eletrônica 2002, talvez alguém tenha um modelo desses e pode lhe auxiliar.

    1. Todas informações estão na página que postei os ajustes, verifique com atenção todas às etapas de ajuste. Se não estiver ajustando a corrente pode ser que o trimpot ou o transistor SMD que se localiza junto ao trimpot esteja alterado.

  2. Ola gostei do conteúdo que posto …. tenbo um corzus que esta com o grave chiando e muito baixo (resumindo foi mexido) eu vi que os fois do transformador estão com fios comun e 1 fio de 4 esta solto e um outro esta como ponte … quaria saber como liga os fios certo (seria a última foto do artigo) e somente o grave q esta com problema … aguardo a resposta abraço

    1. Olá Sikeyra, se o Trafo do grave já foi reparado e não atende às especificações, eu indico que tente conseguir o original. A ligação do Trafo tem que ser correta, do contrário terá problemas. Esse componente poderá compra-lo diretamente com a Corzus ou caso consiga um usado também lhe servirá. Caso consiga o componente me avise que farei uma atualização na página referente aos pontos de ligações dos fios.

      1. Olá amigo teria como colocar os pontos d eligacao do trafo peguei um módulo com enrolamento do trafo do grave estourado então refiz todo ele exatamente igual mas preciso saber onde vai ligado cada fio.

    1. Bom dia! se o amigo se refere aos diodos 1N4148 a posição dos mesmos está impressa na placa. Colocação errada no sentido do diodo causa desajuste de bias e o circuito
      entra em curto rapidamente.

      1. Então vcs tem fotos das posições de todos os diodos pq no meu módulo não marca e presciso saber se estou colocando corretamente

        1. Vou tentar localizar se tenho alguma placa, caso tenho lhe mando uma foto do local. Peço por favor que mande seu contato de e-mail pela página de contato nesse Blog.

  3. Olá amigo. Tenho um corzus PWR1002 com um transistor vertical(TR20) quebrado pela vibração, mas não consigo identificar pq está raspado. Ele esta ligado ao TIP35c e ao BD140 e também ao trimpot. No total tem 4 raspados (TR19,TR20,TR21,TR22) um para cada par de TIPs. Se tiver uma ideia de algum que eu possa usar? Estava pensando em trocar logo os quatro. Obrigado.

    1. Olá Édio. Infelizmente essa informação não tenho disponível no momento, mas vc pode comparar com os q ainda estão bons e localizar algo próximo na equivalência.
      Qual o formato do corpo do transistor? BD..BC?

      1. Ele tem o mesmo formato dos transistor IRF. O sourcer dele esta ligado ao gate do TIP35c, o gate dele esta ligado ao coletor do BD140 e ao trimpot eo dreno dele esta ligado dreno do TIP35c. São os quatro raspados dois PNP e dois NPN.

    1. Olá Carlos, esse Trafo o teste mais prático é notar o consumo de corrente em repouso, se aumentar rapidamente é pq o enrolamento está em curto.
      Mas é bom verificar o ajuste de bias pois nesse modelo costuma romper trilhas e algum dos diodos 1N4148 podem estar em curto ou aberto, e isso favorece o consumo de corrente em excesso.
      Vou deixar um link de um diagrama desse trafo q fiz alguns anos atrás, importante lembrar q se refere há dois modelos de trafo o antigo e outro q passou a ser usado nos modelos atuais. As cores vão lhe orientar como é feita a ligação. Baixe por esse link https://mega.nz/file/n5RkzRpS#LrBcQhoJqpm2lgW3f8K4fvDylJyxllabBf6E7t_7J6M

      1. amigo bom dia este modulo q lhe disse ele estava aquecendo os transistores do sub wofer sem mesmo acionando os 12v do remoto ai oq eu fiz medi o valor homico do trimpot dos outros canais e fiz o ajuste do trimpot do sub no mesmo valor ai parau de aquecer os transistores do sub, agora preciso ajustar o a bias do canal do sub mas nunca fiz,tem como vc m orientar os procedimentos pois tenho q colocar sinal na entrada do modulo polariso o mudulo em funcionamento normal ai ai vou atuando no trimpot até obter o valor q vc disse 600ma

        1. Para ajustar o o trimpot vai precisar colocar em série na linha da entrada de 12v um amperímetro, porém, deve tirar os 2 fusíveis dos canais de full range.
          Deixe somente o fusível do canal do sub woofer, esse ajuste vai ficar em torno de 400ma até 600ma. Se o ajuste ñ for possível ser feito é pq têm componente alterado ou trilha rompida na linda do bias.

  4. irmão to levando umasurra desta potencia, como vc consegue identificar o defeito no transformador de sub desta potencia,ja conferi diodo transistores ksp trimpot o transitor smd d regulagem da bias, diodos 1n4148 e nada tensão na base esta em 10v, ela fica consumindo enrgia ser mesmo ligar o remote plug a fonte c estiver ligado o falante do um estalo q surra amigo

    1. O Trafo do sub ou mesmo os outros dois, somente ficam alterados qdo ocorre um alto aquecimento nos enrolamentos. Qdo isso acontece vai notar a queima dos fios e certamente vai haver um curto nos enrolamentos.
      No seu caso se o Trafo do Sub grave estiver com aparência normal ñ deve estar em curto, o q deve estar ocorrendo é falha de algum componente ou trilha rompida q é mto comum nesse modelo.
      Se ao ligar os 12V o circuito já gera consumo é pq algo está incorreto, faça o seguinte teste: remova os fusíveis referente aos canais de voz, deixe somente do grave tire o consumo… deve estar em média 600ma. Importante Os Tip 105 devem estar fixo no dissipador caso contrário o consumo vai disparar de imediato.
      Verifique com mais precisão a linha do remoto, pode ser q há algum componente irregular.

      1. amigo a tensão na saida dos transistor ksp deve ser igual pois na saida de uns dos transisroes é 0v na outra é 9,56 fiz a troca do transistor verifiquei c tinha trinha rompida mas etsa tudo certo na saida do trafo para os transistores esta em 10v,por que 1 dos transistores esta em corte?

        1. O Trafo está com a ligação correta? Se tiver algum ponto de ligação errada vai apresentar alto consumo. O esquema q lhe mostrei é os pontos de tensão sem o Trafo estar no circuito, neste Post que postei os pontos de manutenção, todos devem ser avaliados. Um fator que pode ocorrer e tive um caso desses foi um capacitor cerâmico em curto em um dos enrolamentos de um Trafo… se esse módulo passou por outro reparo e a pessoa ñ conseguiu consertar, pode acontecer de algo ter sido removido e recolocado de forma irregular. Estou com um finalizado aqui e vou lhe passar os valores de tensão: Os transistores smd Ajuste de bias de todos os canais têm em sua base 0.735mv os trimpots do lado jampeado têm 11.50v nos canais de voz e 10.60 no canal sub.
          A base dos Tips 105 dos canais de voz têm 11.50v e no canal de sub 1.90v. Esses valores são obtidos sem os Trafos ligados no circuito.
          Revise essas informações, revise o que já foi feito e com certeza encontrará o defeito.

          1. amigo bom dia a fonte de bancada sua esta ajustada em 12v ou 13,8v pois as base dos transistores dos canais q estão funcionando normal esta em 12,5 ai ajustei o canal do são transistores Q9 Q10 Q11 estão com 1,90v e os Q12Q13Q14 em suas base estão com 11,50v ai quando ligo o trafo e meço a carrente no fuzil éla começa almentar e vai subindo,ai eu desligo para não sobrecarregar muito,ja medi diodos transistores trilha reforcei capacitores quem esta aumentando este consumo?

          2. Boa tarde! A fonte q uso está em 12.8 Vcc, independente da voltagem estar em 12 ou 13.8 a base dos transistores smd deve apresentar a voltagem q especifiquei 0.735mv.
            Os pontos q elevam a corrente à subir são: Ajuste de bias incorreto; Trafo com enrolamento em curto; mal fixação dos Tips 105 no dissipador e trilhas rompidas no estágio do bias
            Seria bom que tivesse outro módulo para comparar melhor os pontos q citei.. é certo q algo está incorreto e pode estar nesses pontos que citei.

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