dom. maio 22nd, 2022

Um defeito comum em vários tipos de circuito, embora, em certos casos uma dor de cabeça enorme ao se tratar de circuitos digitais… e neste post vou informar uma dica que inclusive se aplica em circuitos que utilizam o IRS2092 .

Em um post anterior abordei algumas instabilidades do IRS2092 , que por sinal se trata de um componente bem complexo em seu funcionamento, que em certas ocasiões se torna o vilão de muitos reparos.

Hoje a questão é DC na saída, em um HD3000 compact.. que nesse caso havia 5.80VCC na saída e nesse circuito fica uma dúvida.. onde se ajusta esse DC? pois nesse modelo não há o conhecido “trimpot” .

Importante ressaltar que esse defeito pode ter origens em pontos diferentes do circuito, como exemplo o estágio de Feed (realimentação) … filtros de saída alterados … resistores abertos..etc.

Nesse caso o primeiro passo é identificar qual dos canais está gerando essa instabilidade, e nesse caso se avalia da seguinte maneira:

Ao se tratar de 2 canais, primeiro passo é saber qual está com a menor tensão de saída, ex: se um canal tiver 65VCC e o outro apresentar 60VCC , já se identifica que o canal com menor tensão está irregular e é nesse canal que se faz a manutenção. Mas o canal está bom.. sinal é processado esse canal está ruim? Sim, ele está com falha no ajuste de DC e o procedimento de teste deve ser o seguinte:

Embora havendo pulso PWM idêntico ao outro canal, essa informação deixa alguns técnicos confusos… e nessas condições o teste correto é: multímetro com a ponta negativa no GND de entrada 12V, e se confere os valores obtidos nos gates dos FET´s, tanto no canal que está correto (usado como referência) e nos gates do suposto canal ruim.

O multímetro deve estar na escala de medição em DC contínua, e dessa forma vai notar valores diferentes que são provenientes do driver, que nesse modelo é o IRS2092.

Seria o driver o responsável por essa variação? há outro ponto de ajuste que pode ser verificado? a resposta é: Se os valores de tensão nos gates estão irregulares comparados com o canal que está bom, sim, o driver está alterado e necessita de troca.

Ressaltando que o driver em questão gerencia o ajuste de DC e o controle de ajuste de corrente, o q o torna um componente mais complexo.

Espero que essa dica possa ajudar os amigos de profissão… e aos novatos no ramo, devem manusear com atenção e cuidados para não cometerem erros, o Blog tem a função de dar dicas a manutenção é por conta e risco de quem  à faz. 

Be Sociable, Share!

By Tecnill

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.