qui. ago 5th, 2021

  Nesse Post quero passar umas dicas referente ao modelo RX1600 EQ.  É uma prática comum que certas empresas ao decorrer do tempo, venham a criar modelos semelhantes mas… com alterações internas que visam oferecer uma performance melhor. O modelo em questão têm uma característica mto próxima de seu antecessor o modelo 1K5 e o 1K6.

Atualmente os modelos são fabricados com componentes em “SMD” o que em muitas das vezes podem trazer melhorias mas por outro lado, pode ocorrer uma demanda baixa de peças no mercado de reposição.

Abordando a parte do defeito, esse modelo entrou para reparo com a fonte queimada, sendo que alguns dos FET´s IRF40B207 estavam carbonizados. após feita a correção da fonte trocando os 6 FET´s (abaixo vou informar o modelo usado como substituto) foi efetuado a troca do driver e resistores de gate.

Ao proceder o acionamento foi notado de imediato uma sobrecarga nos FET´s da fonte.. o que levou o sistema a entrar em proteção imediata.. e o que seria esse defeito? é comum de se notar que quando se queima a fonte de entrada isso ñ afetaria o canal..correto? em partes sim, mas modelos que usam o IRS2092 devem ser avaliados com cautela e esse modelo usa o IRS2092 como driver do canal. Pois bem, o jeito é identificar onde estaria essa falha.

Primeiro passo a ser feito é verificar os FET´s de saída IRFB90N20D, estando todos ok o próximo passo é avaliar o IRS2092 .. que nesse caso apresentava uma resistência de 47R entre os pinos 1 e 2 , sendo pino 1 entrada da alimentação de 5V6. Nessas condições avaliar os zeners de corte, se necessário remova fora do circuito.

Nesse defeito o zener estava ok, o defeito era o IRS2092 que sofreu danos internos, podendo ser até mesmo por um uso inadequado. Esse defeito do driver coloca o canal imediatamento em instabilidade levando o mesmo ao curto, isso se ñ for desligado da alimentação ( usem a lâmpada de teste ). 

Abaixo deixo uma imagem com os componentes marcados com um retângulo que devem ser avaliados. Referente aos componentes da fonte vou informar os que podem ser usado no lugar dos originais caso ñ se consiga os mesmo. Os FET´s IRF40B207 podem ser trocados por IRF1404  e o driver pode ser usado o IR4427.

Componentes marcados devem se avaliados.
Toda manutenção deve ser feita por técnicos experientes, antes de qualquer manutenção use sistemas de segurança. O Blog não se responsabiliza por danos causados por manutenções incorretas. 

 

 

Be Sociable, Share!

By Tecnill

5 thoughts on “Módulo EX1600 EQ Stetsom fonte de entrada queimada.”

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.