sex. out 22nd, 2021

Certamente muitos técnicos já se depararam com inúmeras situações decorrentes de defeitos causados pelo IR2092. Seria o IRS2092 um driver tão complexo ao ponto de causar tantos danos?

Vou deixar algumas dicas e maneiras de testes, para que se possa avaliar melhor esse integrado.

  • Faixa de frequência de pulso PWM 190 khz / 800 khz ( pode variar de projeto para projeto )
  • Tensão de alimentação +15VCC
  • Aplicação: Sistemas de Áudio Digital
  • O funcionamento necessita de uma excitação proveniente do pré de entrada.

 

Imagem ilustrativa, às tensões podem variar de projeto para projeto.

Fig. 2 pontos de medição IRS2092.

Defeitos relacionados ao IRS2092:

  • Saída de som, ligação aos falantes com som distorcido
  • Aquecimento no Indutor de saída, capacitores e resistores do filtro de saída
  • Consumo de corrente elevado
  • Pulso PWM sem estabilidade
  • Equipamento liga mas sem saída de som 

Ressalto que esses são os defeitos mais comuns, e que, nem sempre o IRS2092 seja o culpado… outros componentes devem ser avaliados no circuito, pois podemos ter defeitos semelhantes, em componentes diferentes.

Vou relatar um defeito por mim detectado em um Módulo ( Aquecimento na bobina indutora e queima de resistor no filtro de saída) Provavelmente o alvo de muitos seria os FET´s da saída e o Driver IRS2092.. porém, o defeito estava alojado em outro ponto do circuito. Ao ligar o módulo se notava um forte zumbido no falante e de imediato o aquecimento do Indutor de saída…como é de “praxe” fiz a avaliação dos FET´s (estavam todos ok) resistores ok, a suspeita certamente seria o driver (IRS2092) … feito a troca, o defeito persistia.

Avaliei todos os capacitores do circuito da saída e alguns foram substituídos, porém, nada se acertava.. e nesse ponto chegamos há um esgotamento “mental” onde se tenta várias vezes e ñ se obtém o resultado esperado.

Nesse momento temos que agir com total calma e reavaliar tudo o q já havia sido feito. Inicia-se uma bateria de testes envolvendo (Gerador de sinal, Osciloscópio e captura de áudio). 

O canal em questão apresentava uma onda de pulso (PWM) muito baixa, estava em 64 khz, sendo que os demais canais operavam em 330khz. Esse sinal baixo alterava a frequência de saída do canal e o filtro entrava em colapso total.

Nesse momento todos os componentes do canal entram em “suspeita” … vários testes são aplicados e um teste foi decisivo para o diagnóstico preciso do defeito. Com um amplificador externo e uma ponta de prova, foi possível avaliar com precisão o ponto exato do defeito, ou seja, se obteve uma captura de um sinal “com estralos” proveniente do pré de entrada. Para que o IRS2092 opere com suas respectivas frequências distintas, o pré deve enviar um sinal estável, pois dessa forma se obtém o pulso correto. Nesse defeito o “Vilão” era um amplificador operacional TL072. 

 

Esse relato tem por finalidade colocar uma abertura no leque de testes, ñ procedam a condenação de um certo componente sem antes ter a certeza de sua falha.

Se vc amigo técnico já se deparou com algo semelhante ou tem alguma dica a ser compartilhada, deixe seu comentário que poderá ser útil pra outros do ramo.

Agradeço à todos pela participação. 

 

 

 

Be Sociable, Share!

By Tecnill

One thought on “IRS2092 (defeitos e dicas)”

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.