dom. maio 22nd, 2022

Drobador de tensão utilizado na Soundigital, responsável pelas tensões +15 -15 Vcc, em caso de defeito pode gerar um ruído no som quando o mesmo está instalado no veículo, quando testado com fonte de 13,8 VCC se mantém estável.

Pontos visados de defeitos: BDs que atuam no circuito, resistores de 1R, diodos de retificação. Outros defeitos posteriores podem acarretar ausência de sinal na saída, circuito bloqueado (Proteção).

Dobrador Soundigital

Be Sociable, Share!

By Tecnill

23 thoughts on “Drobador de tensão Soundigital/Diagrama.”
  1. Peguei um poblemas destes mas nao deu pra resolver. Nao sabia ke a pic que oxilava o circuito. Ia monta uma fonte no toroid mas nao tive sucesso . Este esquema vai ajuda muito nos novos defeitos que aparecer. Valeu amigao nill

    1. Estou com um sd16k na bancada,nao gera os +15-15v, componentes do dobrador todos ok,pino 28 do pic gera 38khz certinho,alguma ideia de qual possa ser o problema?

      1. Olá Julio, esse dobrador para ter um funcionamento correto deve ter os componentes exatos, nesse caso, o recomendado é fazer a troca dos BD´s e os diodos…e verificar os resistores que costuma “abir a resistência”. Outro fator importante é verificar se ñ há algum componente que possa drenar essas tensões. ou seja, algum integrado dos quais o dobrador alimenta pode estar alterado.
        Vc pode fazer um teste prático aplicando com uma fonte externa os +15 -15 na saída do dobrador e observar se vai manter às tensões .. mas claro q isso é feito com o circuito do módulo desligado.

        1. Injetei os +15,-15 v com fonte externa,nao tem nada drenando tensao,me passou pela cabeça de ligar ele com uma tensao dos +15-15 externa,corre o risco do circuito nao aceitar? Me passou essa ideia pela cabeça,pra teste

          1. O teste de aplicar tensão externa é para saber se vai ou ñ haver algo de irregular nos integrados. O funcionamento do circuito vai depender de outras tensões, que fazem parte de outras etapas.
            O defeito deve ser eliminado por etapas, se o PIC estiver ok, se há pulso chegando nos gates dos FET´s da fonte, se há saída PWM para o estágio dobrador e saída de modulação (ondas triângulares) é certo que o PIC esteja atuando.. caso contrário deve começar a ver essa parte.
            Se ao desabilitar a fonte alta e ligar o circuito, as tensões internas baixas devem estar todas certas, do contrário ou há pontos com falhas ou até o próprio PIC pode estar danificado.

    1. Amigo, o que causa o defeito do led amarelo aceso direto? Já troquei os bd’s, não tem curto em nada, os diodos estão bons e mesmo assim não funciona. (Obs) foi trocado um diodo e o resistor de 1r.

      1. Olá Clecio, esse defeito está relacionado há um dos canais, remova os FET´s dos canais e observe se o led apaga, se apagar, vai ter q identificar qual canal é o que está com o driver alterado.

        1. Percebi que o pino 27 do PIC o de sai o pulso pro dobrador, não está mandando uma onda quadrada, e a tensão de saída desse pino está em torno de 400mV, não deveria estar com mais tensão e uma onda quadrada?

          1. Se o dobrador estiver gerando uma tensão baixa, os estágio do pré e a alimentação do driver dos canais ficam prejudicadas e pode ocorrer proteção.
            Verifique se o driver dos canais está com a tensão correta em torno de 12Vcc à 14vcc.
            Referente ao pulso, sim.. tem q enviar uma onda quadrada, do contrário o dobrador ñ vai funcionar.
            Qual o modelo q está fazendo a manutenção??

          2. Nesse aqui não está saindo onda quadrada no pino 27 não, e com tensão muito baixa, fazendo com que o dobrador não funcione
            Estou com um sd5000.1d V2.1

          3. Ao ligar o circuito a fonte alta está carregando?? se ñ estiver carregando, é suspeito q o PIC esteja com defeito.. nesse caso terá q comprar um para fazer o teste.
            Vou deixar o contato da Soundigital autorizada@soundigital.com verifique se o PIC está recebendo corretamente os 5vcc no pino 1.

          4. Está carregando sim amigo, está carregando e o pic está recebendo os 5v, porém não gera a onda de 38khz para o dobrador de tensão. Provavelmente o pic está com problemas e como danificou muito mais coisas o dono não vai querer que o reparo seja feito.
            Agradeço pela atenção!!

          5. Entendido amigo, inclusive essa linha da Soudgital é problemática nessa parte do PIC.. sempre queimam. Caso precise de alguma informação futura e eu puder ajudar estou à disposição.

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.