Teste de PWM sem os FETs

Share
Figura ilustrativa.
Figura ilustrativa.

A figura acima detalha como realizar um teste de PWM na saída dos drivers  (IR2010) ou similares, modelos de drivers IRS2092 ou similar não deve ser aplicado. Este teste fornece o sinal sendo direcionado aos Gates dos FETs, e o mesmo deverá ser aferido com um Osciloscópio. Na ausência dos valores corretos do sinal ex: 50khz, 100khz, determina-se pela igualdade de ambos os canais, ou seja, o pulso é formado por ondas de alta e baixa amplitude…ciclo positivo e negativo. FETs que fazem o ciclo negativo ondas de baixa amplitude e FETs do ciclo positivo ondas de alta amplitude.  Se for detectado que em um dos canais esta havendo variação do sinal é proveniente de defeito, ambos lados devem apresentar os mesmos ciclos. ATENÇÃO: este teste não deve ser feito com os FETS no circuito e sim sem os mesmos fixados.

Um detalhe importante à ser ressaltado é que muitos estão se confundindo é (Todos os FET´s devem ser retirados do circuito) ex: o circuito tem 12 FET´s sendo 6 para cada banda de canal, TODOS DEVEM SER RETIRADOS. O jump é feito somente em um dos FET´s do lado que recebe no Source tensão “negativa”, isso em ambos os canais. NÃO JAMPEAR O LADO DA TENSÃO POSITIVA, ao ligar vai ocorrer queima imediata do driver e outros componentes.

 

Share

12 thoughts on “Teste de PWM sem os FETs”

  1. gostei muito parabens. quero aproveitar e tirar uma duvida, vc sabe quais sao os tres ci de oito pinos que mandam o sinal para os 4011 do modulo stetsom 2k5 d

  2. olá Nill, tudo bem? preciso de uma dica referente ao modulo banda ice 3500, sem audio, as tensões +b,+15,-15,5 e 12v, estâo ok.percebi que shutdown está 0v. troquei os driver ir2010, mas continua o mesmo, como proceder, desde já agradeço.

    1. Olá Ronis!!! É bom verificar a continuidade da saída dos FET´s até os bornes de saída… outro fator é saber se esta havendo (Modulação). A modulação tem origem de saída do PIC e sua onde é triângular em média de 25 khz até 40 khz. Se for necessário faça um teste de captura de entrada de áudio nos Ir2010…aplicando um sinal na entrada dos RCA´s e fazendo a captura nas entradas dos drivers. Boa sorte!!!

  3. Estou com um hd5000, o cliente encostou cabo de saída no GND, a princípio danificou um capacitor 1uk400, que foi substituído, testei todos TL072, substitui os IR2010, testei transistores de saída está tudo ok, mas continua mandando DC na saisa, alguma dica?

    1. Olá Solismar! Se o valor do DC for baixo, dê uma verificada no estágio de ajuste de DC. Nesse estágio no trimpot tem q entrar +15 / -15 .
      Se o valor for alto tem origem do capacitor q foi trocado, esses capacitores costumas dar variações. Outro fator tbm é o integrado localizado antes do driver EX(CD4011) em alguns casos tbm deve ser trocado, pois se o mesmo estiver afetado mesmo q troque o driver o ajuste ñ terá função alguma. Deve se identificar qual dos canais esta com vazamento e fazer às comparações de tensões.. e em seguida, identificar o ponto da falha.

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Share