SD8000-1D Soundigital dicas de conserto.

Share

Lançado já a algum tempo, esse modelo trouxe um ítem que dentro dos que recebi para reparo, era um alvo fatal de defeitos… o misterioso (DOBRADOR DE TENSÃO)  e porque de tão misterioso? alguns defeitos foram constatados quando este estágio não funcionava corretamente, são eles: ao ligar se observava led azul e amarelo acesos, ruídos ao conectar os falantes, em alguns casos proteção era acionada. Todo esses inconvenientes estão associados à uma falha do dobrador, essa falha pode ser causada pela falta de pulso (PWM) de 38khz originada do PIC em alguns pino 27, falha ou alteração dos BD´s que são 4 que compõem o circuito, resistor de 1R aberto em ambos os lados de saída +24 e -18Vcc. Em um reparo que realizei constatei um alto aquecimento nos BD´s do circuito, sendo que este defeito era proveniente de um diodo de 15V localizado entre source e gate de um dos FET´s de saída, o diodo estava em curto…sobrecarregando um resistor de 10R localizado nas proximidades dos IR2010.

Logo abaixo segue uma ilustração do funcionamento do equipamento com o dobrador ok, os gráficos mostram os pontos obtidos com o Osciloscópio em pontos estratégicos do circuito, esse modelo apresenta pico de acionamento da fonte quando a mesma está descarregada em torno de 15A com queda em alguns segundos com variações pequenas até se estabilizar em média 2.30A. Em um reparo que foi realizado o consumo se mantinha em 11.00 cravados levando os FET´s da fonte à uma alto aquecimento em segundos, causas do defeito: na entrada de tensão próximo ao bornes junto ao capacitores de entrada, passa por debaixo de um dos capacitores uma fina trilha, essa mesma trilha recebeu condutividade da placa de fenolíte ocasionando um curto no qual foi afetado o IR2010 junto com 2 resistores, 10k e 330R.  Esses dados foram obtidos de um modelo PTH, hoje atualmente o fabricante já disponibiliza em SMD.

Jpeg

IMPORTANTE: para se realizar reparos neste tipo de equipamentos, tenha máximo cuidado com tensões internas no secundário da fonte, sempre devem ser descarregadas para evitar danos. Utilize sempre equipamentos adequados aos testes inclusive fontes de alimentação que possam suprir a demanda de corrente. Se não tiver conhecimento neste tipo de equipamento encaminhe para um local especializado, todo e qualquer manuseio irregular é responsabilidade de quem o faz.

 

Share

26 thoughts on “SD8000-1D Soundigital dicas de conserto.”

  1. Chegou uma dessas pra mim que está desligando na hr q clipa e os trafos da fonte ficam chiando
    O sinal pwm esta cravado nos 5v
    E um detalhe: na hr q descarrego os capacitores ela pisca proteção 16x ao religala de novo

    1. Olá! depende em qual estágio…fonte não se trata de valor e sim de programação do PIC, nos canais os drivers são fabricados com características específicas.
      Os drivers de canal podem varia de modelo para modelo de equipamento, os mais comum são: IR2010; IR2110; IRS2092… etc.

  2. Olá! Tenho um SD 8000(PTH) que esta ligando normal mas mesmo com o ganho em zero esta largando voltagem nos bornes de saída pros falantes. Já testei todos os transistor, Fet’s, diodos 15V, dobrador +24 e -18vcc e está tudo normal, agora vou trocar os três ir2010. Será que este problema pode ser gerado por uma falha no PIC ou tem algum outro ligar que devo examinar também. Gostaria de um dica dos amigos para ver se consigo solucionar esse problema. Muito obrigado à todos.

    1. Olá Édio, na página que está relacionado há esse modelo tem alguns valores internos descritos, procure verificar se os valores conferem identicamente iguais.
      Defeitos de DC na saída podem ser provenientes do estágio que ajusta o DC, este estágio costuma ficar alojado na área do pré e, em alguns modelos haverá um trimpot de ajuste. Se houver a falha nos +15/-15 que é direcionado ao ajuste poderá ocorrer o defeito. Outro fator é os capacitores de filtros de saída, capacitores com pequenas alterações também podem gerar esse defeito. O PIC não tem função de ajustar o DC, o PIC tem que apresentar o funcionamento correto, se houver os valores que estão descrito na página é certo que o mesmo está ok.

  3. Estou com um modulo desse na bancada, encontrei alguns diodos com defeito e uma coisa q me entregou. Nessa foto postada so tem 2 diodo e umas espécie de jumper no lugar do terceiro diodo junto a um resistor de 1R..
    Nessa sd8000 aqui tem os 3 diodos… Por que nessas de vocês foi colocado esse jumper??

    1. Olá Kiko, provavelmente esse q está com vc é assim mesmo ou teve alguma atualização no circuito. Independente disso o funcionamento é igual…o que precisa ser avaliado é se o módulo foi reparado antes por outra pessoa sem os devidos conhecimentos.

    1. Olá Renan!!! Esse defeito pode estar associado ao canal, situações desse tipo devem ser feitos testes de isolação de estágios para se identificar com mais precisão o ponto afetado.

    1. Olá Mateus!!! certamente ainda há algo de errado, a dica que lhe dou é, se ñ tiver conhecimento nesse tipo de equipamento ñ arrisque reparos aleatórios pois poderá ter prejuízos. O Post q elaborei tem a função de esclarecer algumas dúvidas, porém…nem todos tipos de defeitos desse modelo estão sendo abrangidos no Post.

  4. Olá amigo estou com SD3000 que não possui este circuito dobrador é dos antigos sei que não tem haver com este post mas estou me batendo um monte nele primeiramente ouve um curto na entrada e queimou a fonte os IRs fiz a troca dos mesmos por originais alguns resistires de 10R troquei todos e também o ir2010 até aí tudo ok liguei tudo funciona normalmente mas o áudio do aparelho fica como se estivesse liberando DC na saída roncando e até queimando auto falantes se forem mas fracos já verifiquei os fets todos ok os ir2010 troquei, todos os capacitores da placa removidos e testados todos ok estou perdendo as esperanças já se tiver alguma dica me seria de grande ajuda não tenho muita experiência nestes módulo por aparecer poucos para o concerto aguardo seu contato amigo segue meu email eduardobrancher@icloud.com

    Obrigado desde já!

    1. Olá Eduardo!!! Vc cita que ñ tem muita experiência… e nesses modelos o conhecimento técnico é importante. Esse vazamento de DC que vc comenta pode ser provocado pela falha do estágio que ajusta o DC (Trimpot de ajuste) e tbm capacitores de poliéster metalizados …esse q ficam na saída do canal.
      A recomendação que lhe dou e se tentar reparar e não obter bons resultados evite prosseguir pois poderá ter prejuízos maiores. Procure entrar em contato com o fabricante para se informar sob o caso de encaminhar para um local especializado.

      1. Entendo amigo não gostaria de enviar o bixo agora pois já até liguei para autorizada e pra este ano se foi mas quanto aos possíveis prejuízos não seria muito para mim pois tenho uma boa parte de peças em estoque e como o módulo de meu uso no carro da eletrônica gostaria de tentar esta guerra kkk
        Mas enfim vi que você comentou sobre o trimpot qual o ajuste a ser feito como ajustado corretamente ou como ver se está ajustado no valor certo de funcionamento enquanto isso vou dar uma boa verificada nos capacitores citados muito obrigado pela ajuda amigo!

        1. Entendi!! Primeiramente vc precisa saber se o trimpot de ajuste esta ou ñ atuando. Esse Trimpot fica localizado nas proximidades do pré. Com o multímetro em escala de milívolts se conecta na saída para os falantes (sem os falantes) e se apura a medição. Se notar que ao movimentar o Trimpot o valor se desloca para mais ou para menos é sinal q esta tudo ok…se ñ atuar tem algo de errado. Capacitores de filtro de saída tbm podem gerar essa falha.

    1. Olá Adilson! Nessa caso ñ é o PIC, o q pode ocorrer é: falha no estágio de ajuste de DC, componentes alterados no estágio da realimentação (resistores) micros resistores (SMD) nesse estágio devem ser trocados mesmo q medindo o valor correto. Se o DC for muito elevado pode ocorrer do capacitor de filtro na saída estar com defeito.
      Solte o jump de “FEED” se o modelo tiver q esse é responsável pela realimentação e observe se vai haver ou ñ o ajuste do DC. Outros componentes tbm podem apresentar essa falha no canal é bom fazer uma nova reavaliação dos componentes.

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Share