Reparo 2K5 EQ Defeito >> Dc na saída / consumo elevado de corrente

Share

Equipamento avaliado para reparo >>> defeitos encontrados:

  • Manutenção anterior realizada por técnicos inexperientes
  • Colocação de peças fora dos padrões de qualidade
  • Vazamento de DC na saída
  • Ambos canais inoperantes
  • Consumo acima da média do equipamento

Primeira etapa da manutenção é identificar os pontos vulneráveis ao defeito, nessa etapa se avalia os canais e o que já foi realizado.

Nessa etapa se verifica o consumo do equipamento, nesse caso na faixa de 3 A em repouso… no caso em questão foi apurado o valor de 3.90A.  Nessa condição se procedo o bloqueio do canal para se avaliar se o consumo é decorrente do canal ou de algum outro estágio que tenha algo irregular.. em alguns casos a própria fonte pode pode apresentar um alto consumo quando a mesma for afetada.

Nesse modelo foi detectado o consumo por parte dos canais, inclusive, em um dos canais se mostrava mais expressivo. Quando se tem alguma dúvida e não quer ter perca de componente o melhor é remover os FET´s da saída. Na segunda etapa deve-se verificar o andamento do sinal PWM … principalmente no estágio de “Modulação” se houver modulação terá ondas triângulares e dessa forma ondas quadradas após a conversão junto ao LM 393. O LM 393 tem por finalidade direcionar o sinal PWM aos CD4011 que por sua vez direcionam aos drivers IR 2010.

Um fato a ser lembrado é que nas saídas dos pinos 10 e 11 dos CD4011 tem que ter PWM se houver falha de um dos pinos na saída o circuito poderá reconhecer uma falha e entrar em proteção.  Esse detalhe ocorreu nesse equipamento, sendo que pelos testes de avaliação havia falhas no PWM.  Quando se tem instabilidade no sinal recomenda-se trocar os CD4011 e os drivers IR2010.

Na figura abaixo demonstra os pontos marcados em amarelo pelos quais o sinal PWM tem q ser processado.

Obs: Mesmo sem os FET´s na placa o sinal flui normalmente até entrar nos IR2010 como se mostra na figura logo abaixo.

Sob a variação do consumo estar acima da média, esse defeito nesse caso foi relacionado há um resistor de 10RΩ junto ao Gate de um dos FET´s da saída.. que apresentava 26RΩ e uma pequena variação do diodo ligado em paralelo ao resistor que também foi substituído. 

Outro detalhe que foi notado nesse modelo após feito a troca das peças que foram : CD4011  IR2010  Resistor 10RΩ Diodo MUR120.. ao ligar o circuito o mesmo se mantinha ligado por cerca de 2 minutos e desligava entrando em proteção. Diagnóstico dessa falha >>> falha em um dos CD4011 ao enviar o PWM para o driver IR2010. Feito a troca novamente, o circuito se estabilizou ok.

Ressalto aos amigos técnicos e aos entusiastas pelo mundo eletrônico que nesse reparo foi fundamental o uso de um Osciloscópico como sempre cito aqui, Módulos digitais em certos defeitos tem que ter equipamentos adequados aos testes.

 

Referente ao vazamento de DC o mesmo era proveniente da falha dos canais, isso ocorre quando se tem um defeito no estágio de ajuste de DC ou em casos de capacitores de filtro de saída alterados. .. porém, cada caso deve ser avaliado separadamente.

Espero que essas informações possas ser de grande valia para muitos, vale lembrar que nem sempre os defeitos sempre serão os mesmos, pois podem ter características semelhantes mas pontos de reparos ou peças diferentes.

 

Share

2 thoughts on “Reparo 2K5 EQ Defeito >> Dc na saída / consumo elevado de corrente”

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Share