Pioneer..integrados da saída PAL 007, PAL012…equivalentes.

Neste Post quero esclarecer algumas dúvidas sob os referentes integrados usados na linha Pioneer.

Primeiramente quero deixar esclarecido que o correto é sempre dar preferência pela peça original, mas como existe a dificuldade da aquisição e o custo em alguns casos se torna caro a solução é a peça “equivalente”.

Um item que se deve levar em conta nesses modelos de integrados é a saída REM (antena elétrica), alguns integrados não trazem essa opção e isso se torna um problema. Atualmente o modelo mais usado na linha dos equivalentes é o TDA7560 pois nesse modelos tem a opção da saída REM.

Importante frisar que não é simplesmente fazer a troca do componente, principalmente nos modelos q trazem os integrados PAL 011, PAL 012  e o PAL 2030. A pinagem desses modelos tem diferenças em relação ao TDA7560 que é de 25 pinos e os demais de 27 pinos.

Os modelos atuais trazem uma dificuldade em relação ao controle do micro sob o integrado que vem a ser >>PROTECTION ERROR<<<<  se for feita a troca por outro integrado e o mesmo não fornecer informação de tensão para o micro, esse por sua vez irá bloquear o sinal de áudio encaminhado para o integrado.

Geralmente essa informação de tensão é direcionada pelo pino 1 do integrado. Em alguns modelos se deve cortar a trilha do pino 1 e aterrar ao GND, no caso do uso do TDA7560 em modelos que tem a saída REM no pino 25 se mantém a mesma função.

Nos modelos que usam o PAL 011  a saída REM é feita por outro circuito e nesse caso se deve cortar o pino 25 e nesse ponto coloca-se um resistor de 10K ligado aos 12Vcc.

No uso do PAL 012, se corta a trilha do pino 1 em seguida leva o pino 1 ao GND e mantém o pino 25 normalmente pois o mesmo será a saída REM.

A mudança da pinagem de 25 para os 27 é acrescida na parte de trás do integrado, sendo que na parte frontal dos pinos se mantém a mesma coisa. Dessa forma o integrado deve ser inserido prevalecendo a pinagem frontal.

Gráfico da pinagem

ATENÇÃO:  Ao remover o integrado nos modelos dupla face, fazer o procedimento com cautela para não danificar trilhas finas que ficam na parte superior da placa…essas trilhas são responsáveis pela condução do sinal de áudio.

Espero que este Post possa ter esclarecido algumas questões duvidosas.

Os comentários estarão  aberto para quaisquer dúvidas.

 

 

33 thoughts on “Pioneer..integrados da saída PAL 007, PAL012…equivalentes.”

  1. Excelente obrigado tinha dúvida pois eu coloquei pal007 no lugar da 0011 porém eu tava tirando o pino 01 e ainda dava error aplifier mais coloquei o resistor de 10k no pino25 ficou filé

  2. Muito obrigado,no meu casa tenho um aparelho da Toyota, mas acho que o fabricante é Pioneer, que tem o ic tb 2930 de 25 pinos, e gostaria de substituir pelo PLA 012 A, de 27 pinos,qur devo fazer?
    Muito obrigado pela atenção dispensada.
    Aguardo retorno.
    Abraço

  3. Neste mesmo aparelho, tem também um ic TB 2929HQ, gostaria que os colegas me dessem qual o função deste ic e me enviassem o diagrama do mesmo.
    Também gostaria de saber o diagrama do TB 2930 HQ.
    Mais uma vez, muito obrigado pela atenção e dedicação.

    1. São os mesmos amigo. O link que lhe passei é para sanar outras dúvidas. Faço uma ressalva se ñ tiver conhecimento na remoção dessa peça tome mto cuidado para ñ danificar trilhas.

    1. Olá Adriano! O PAL007 pode ser trocado pelo TDA 7560 pois esse tem a saída “Rem” na mesma pinagem do PAL007.
      A linha PAL011, 012, 2030 e outros tem mudanças no funcionamento da parte de proteção e alguns outros parâmetros, quem for colocar os (Equivalentes) terá q fazer a alteração q deixei descrita no Blog e com imagens pra detalhar o procedimento. Ñ tenho o datasheet do PAL014 mas imagino ter as mesmas pinagem de alimentação e saída de som… mas indico q coloque o TDA7560 q tem as mesmas funções sem precisar mudar nada.

    1. Pino 25 na linha do PAL007 ou equivalentes que tenha a saída REM nesse pino. Se prestar a atenção vai perceber q entre os integrados tem mudanças de pinagem e, também na forma de acionamento, os que tem 27 pinos devem seguir o esquema que detalhei.

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.