Módulo PR-3100 Corzus reparos e ajustes

Share

Esta postagem tem por finalidade esclarecer algumas dúvidas de muitos usuários, em relação à um modelo bem popular no seguimento Automotivo CORZUS PR-3100.

No seguimento de Booster com circuito montado com componentes smd, teve uma boa aceitação no mercado Automotivo.     Algumas dúvidas ainda persistem e minha intenção é esclarecer certos itens.

  • Módulo não liga.  causa: Fusivéis abertos, trilhas internas GND e 12V abertas, circuito de ajuste de Bias com defeito
  • Liga, sem som. causa: soldas frias nos conectores de entradas, Trafos de entrada com enrolamentos abertos, trilha rompida ou trincada na placa.
  • Ao ligar queima dos Tips 105. causa:  O ajuste de Bias está incorreto, trilhas que conduzem tensão positiva aos diodos 1N4148 rompidas, diodos 1N4148 aberto ou em curto.
  • Liga, em instantes acusa alto consumo de corrente. causa: algum dos Trafos internos em curto, ajuste de Bias fora do padrão do aparelho.
  • Liga com som fraco (fanhoso). causa: Falta de tensão de 12V no circuito, capacitor SMD localizado no secundário alterado, solda fria nos Tips 105.

As imagens abaixo vão ilustrar pontos vulneráveis à defeitos.

Fig. 1 clique na imagem para ampliar.
Fig. 1 clique na imagem para ampliar.

Nesta imagem temos os referidos Trimpots de ajuste de corrente (Bias), da esquerda para a direita temos os ajustes dos canais de (Full range) este ajuste é mantido na escala de  0.30 à 0.40ma.

À direita temos o trimpot de ajuste do canal Sub woofer, de 0.50 à 0.60ma. variações maiores poderão favorecer um consumo elevado podendo causar queima ao canal. IMPORTANTE: Os Tips deverão estar todos devidamente fixados no chassis com pasta térmica e bem apertado a barra de fixação, do contrário não será possivél ajustar o circuito.

Fig. 2. Clique na imagem para ampliar.
Fig. 2. Clique na imagem para ampliar.

Observem nesta foto pela indicação das setas, um trilha fina que percorre ao lado do porta fusivél. O rompimento desta trilha provocará um imediato consumo de corrente no canal de Sub woofer podendo favorecer à queima.

Fig. 3. Clique na imagem para ampliar.
Fig. 3. Clique na imagem para ampliar.

Nesta imagem temos na parte de cima a fixação dos Tips através de solda, deve-se constatar se não esta havendo rompimento nos terminais de solda. Defeito esse muito comum neste modelo.

Fig. 4. Clique na imagem para ampliar.
Fig. 4. Clique na imagem para ampliar.

Importante frisar este grupo de diodos 1N4148, tanto para os canais Full range como para o de Sub, em caso de algum diodo aberto ou em curto ou até mesmo com o rompimento da trilha ocasiona aumento brusco de consumo.

Fig. 5. Clique na imagem para ampliar.
Fig. 5. Clique na imagem para ampliar.

Nesta ilustração temos os conectores de entradas, Full e Sub, em caso de solda fria o sinal não será amplificado pelo circuito, o valor de resistência para o enrolamento de cada Trafo de entrada é em torno de 1,2Ω.

Fig. 6. clique na imagem para ampliar.
Fig. 6. clique na imagem para ampliar.

Imagem dos terminais de ligação do Trafo de saída Sub. Inversão dos fios poderá ocasionar um aumento no consumo no momento da reprodução musical. Em certas situações o som ficará “fraco” baixo ganho de amplificação.

IMPORTANTE:  este Post assim como os demais tem por finalidade esclarecer dúvidas de alguns usuários de Eletrônica, caso não tenha conhecimento nesta área encaminhe para um local especializado para o reparo. Não tente resultados sem ao menos ter conhecimento neste tipo de equipamento.

2 (3)

 

 

Share

24 thoughts on “Módulo PR-3100 Corzus reparos e ajustes”

    1. Olá Adilson, obrigado pela visita. No caso do PR3100, os pontos para inserir um Amperímetro é nos porta fusíveis. Retira-se o fusível e se aplica o Amperímetro em escala de 10A (dependendo do modelo). Na placa do circuito notará 3 trimpots, sendo 2 para os canais comuns e 1 separado que é destinado ao grave. Canais comuns deverão ter em média 350ma (cada) canal de grave 600ma. Se notar um alto é porque o Trafo de saída do canal esta em curto.

      1. Caro Amigo! Boa noite! muito obrigado pela instrução técnica, acabei de fazer a regulagem, tudo transcorreu de acordo com a sua instrução. parabéns pelo ótimo trabalho! realmente fica aqui meus agradecimento, pela ajuda… Adilson

  1. Ola amigo gostei, muito bom o material que vc postou, gostaria de saber se por acaso vc teria o esquema do Corzus Pr 5100 estou com um todo fuçado, o diodo Smd que vai conectado a dois tips um foi substituído porem nao sei se esta na posição correta, tem trilhas rompidas etc se puder me ajudar se tiver fotos da PCI ou o esquema ajudaria e parabéns pelo seu trabalho.

    1. Olá Isabelly, esse esquema não disponho no momento, mas essa informação eu imagino que se você entrar em contato com a Corzus pode conseguir.
      Você pode também tentar uma visita no Fórum de Eletrônica 2002, talvez alguém tenha um modelo desses e pode lhe auxiliar.

    1. Todas informações estão na página que postei os ajustes, verifique com atenção todas às etapas de ajuste. Se não estiver ajustando a corrente pode ser que o trimpot ou o transistor SMD que se localiza junto ao trimpot esteja alterado.

  2. Ola gostei do conteúdo que posto …. tenbo um corzus que esta com o grave chiando e muito baixo (resumindo foi mexido) eu vi que os fois do transformador estão com fios comun e 1 fio de 4 esta solto e um outro esta como ponte … quaria saber como liga os fios certo (seria a última foto do artigo) e somente o grave q esta com problema … aguardo a resposta abraço

    1. Olá Sikeyra, se o Trafo do grave já foi reparado e não atende às especificações, eu indico que tente conseguir o original. A ligação do Trafo tem que ser correta, do contrário terá problemas. Esse componente poderá compra-lo diretamente com a Corzus ou caso consiga um usado também lhe servirá. Caso consiga o componente me avise que farei uma atualização na página referente aos pontos de ligações dos fios.

      1. Olá amigo teria como colocar os pontos d eligacao do trafo peguei um módulo com enrolamento do trafo do grave estourado então refiz todo ele exatamente igual mas preciso saber onde vai ligado cada fio.

    1. Bom dia! se o amigo se refere aos diodos 1N4148 a posição dos mesmos está impressa na placa. Colocação errada no sentido do diodo causa desajuste de bias e o circuito
      entra em curto rapidamente.

      1. Então vcs tem fotos das posições de todos os diodos pq no meu módulo não marca e presciso saber se estou colocando corretamente

        1. Vou tentar localizar se tenho alguma placa, caso tenho lhe mando uma foto do local. Peço por favor que mande seu contato de e-mail pela página de contato nesse Blog.

  3. Olá amigo. Tenho um corzus PWR1002 com um transistor vertical(TR20) quebrado pela vibração, mas não consigo identificar pq está raspado. Ele esta ligado ao TIP35c e ao BD140 e também ao trimpot. No total tem 4 raspados (TR19,TR20,TR21,TR22) um para cada par de TIPs. Se tiver uma ideia de algum que eu possa usar? Estava pensando em trocar logo os quatro. Obrigado.

    1. Olá Édio. Infelizmente essa informação não tenho disponível no momento, mas vc pode comparar com os q ainda estão bons e localizar algo próximo na equivalência.
      Qual o formato do corpo do transistor? BD..BC?

      1. Ele tem o mesmo formato dos transistor IRF. O sourcer dele esta ligado ao gate do TIP35c, o gate dele esta ligado ao coletor do BD140 e ao trimpot eo dreno dele esta ligado dreno do TIP35c. São os quatro raspados dois PNP e dois NPN.

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Share