Módulo Banda Viking 5000 / reparos >fonte de entrada queimada.

Share

Módulo Viking 5000 / fabricante Banda.

Especificações técnicas: 5000 WRMS> 2 OHMS>  consumo de corrente em pico de acionamento = 15A estável em 3.26A frequência de operação do PWM fonte 20KHZ (7,58vcc) > canal 120KHZ  alta (46.0vcc) baixa 120KHZ (7.40vcc). Fonte interna 170 VCC.

Relato do defeito mencionado pelo cliente: Em uso, com o som baixo, houve queda de tensão da bateria, fonte interna totalmente queimada.

Avaliação do defeito > FET´s da fonte IRFB3207 todos queimados (18 ao total), resistores de gates de 10R abertos, driver do PWM IR4427 alterados. Após o procedimento de troca dos citados componentes, ao iniciar o acionamento, foi constatado falha no acionamento do circuito. Situações desse tipo pedem uma reavaliação nos pontos que foram afetados e nas peças que foram recolocadas. Um teste nessas circunstâncias é o reconhecimento do PWM no momento em que se aplica tensão de alimentação.

Conecta-se a ponta no Osciloscópio com o ajuste para o PWM ondas quadradas e se aplica a tensão, tem que haver mesmo que seja por uns 3 segundos um pequeno pulso, se não houver tudo leva a crer, que o PIC esta defeituoso. A ponta de prova deve ser inserida em um dos terminais de saída do PWM do PIC.

Nesse caso, foi providenciado um novo PIC e recolocado no circuito, em seguida se obteve o acionamento da fonte. Vale lembrar que deve ser manuseado com cuidado o PIC para esse modelo pois se trata de um componente em SMD e, tanto na remoção e na recolocação todo o cuidado é pouco.

Na sequência do reparo ao ligar o circuito foi notado um aquecimento elevado em um conjunto de 3 FET´s na área da fonte. É feita uma nova reavaliação e persistindo o defeito uma solução útil é a remoção dos FET´s dos canais. Essa opção deixa livre o acionamento da fonte sem carga, em alguns casos isso não vem à ser necessário, porém, em caso de riscos de perca de peças, é uma solução indicada. Após removido 4 FET´s de um dos canais, o circuito foi religado e nessas condições não houve o aquecimento do conjunto dos 3 FET´s.  Em um teste preciso com os FET´s do canal…foi detectado um FET com pequena alteração de resistência, que imediatamente foi substituído. Após feito a troca do componente o circuito voltou a fluir normalmente.

Um item à ser lembrado em módulos da Banda é: Sempre ligue o positivo (12V) primeiro e em seguida  o REM , para esse modelo não tente acionar com fonte de baixa corrente, pois poderá danificar os FET´s do canal devido ao tempo de milissegundos entre o carregamento da fonte e a estabilização do canal.

Sempre ao ligar um equipamento de alta potência, verificar todos os procedimentos de segurança, tanto pessoal como do próprio equipamento (fusível).

Ás  dicas aqui passadas são para uma orientação em profissionais da área, usuário, clientes e iniciantes devem ter precauções em tentar reparar esse tipo de equipamento. Em falta de conhecimento encaminhe para um local ou posto Autorizado.

b612_20160908_195652

 

 

Share

3 thoughts on “Módulo Banda Viking 5000 / reparos >fonte de entrada queimada.”

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Share