Módulo 3K7 E ao ligar entra em alto consumo e proteção.

Atendendo a vários comentários sobre reparos de consumo elevado de corrente e acionamento da proteção, elaborei esse Post com a finalidade de esclarecer algumas dúvidas pendente.

O equipamento em questão trata-se de um 3K7 E Stetsom linha essa descontinuada pelo fabricante. O defeito apresentado ao dar entrada na oficina foi: >>> Ao ligar o led de on permanece ligado por 3 segundos, em seguida é observado uma elevação na corrente de consumo que atinge os 15A e em seguida aciona a proteção.

A avaliação do ocorrido é procedente de dois defeitos canal e estágio de filtro afetados. Lembro que sempre deve-se ser feito uma avaliação interna visualmente do circuito…. podem em certos casos notar componentes visivelmente afetados “queimados”.

Neste modelo foi constatado a queima de um dos canais e notado também uma avaria no circuito de filtros de saída “Snubber” Esse modelo trabalha em média com 4.50A em repouso.

Na sequência abaixo fotos marcadas identificam os componentes afetados.

Na ilustração acima foi efetuada a troca do driver e os Fet´s de saída os demais componentes não apresentavam variações.

Na imagem abaixo foi feita uma troca de capacitores e uma bobina indutora de 330uH.

Atenção redobrada neste estágio qualquer variação de algum componente afeta o canal.

Vou deixar na sequência dois aparelhos de suma importância para a avaliação do estágio de filtro.. ressalto que não faço vendas desses aparelhos e nem recebo por divulgação, apenas compartilho informações que possam ser úteis aos demais técnicos. Esses equipamentos são encontrados para venda no Mercado Livre.

Medidor de capacitância e bobinas Indutoras.

Medidor de ESR

Os capacitores devem ser medidos em capacitância e também em ESR, os dois valores devem estar correto com a peça do contrário a mesma deve ser substituída.

IMPORTANTE: Não tente reparos sem ao menos ter conhecimento do circuito, as dicas aqui são para técnicos capacitados… o uso de equipamentos é de suma importância bem como também de segurança.

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.