Módulo 2K5 D reparos/proteção acionada

Share

Módulo 2K5 D fabricante/Stetsom

Especificações Técnicas: 1800 WRMS> 2 OHMS> consumo de corrente em pico de acionamento= 12A  estável em 2.20A > frequência de operação do PWM fonte 26KHZ> canal 104KHZ.

Relato do defeito mencionado pelo cliente: Liga e em seguida entra em proteção.

Reconhecimento interno do circuito, tensões de alimentações +15 -15 estáveis, tensão de alimentação dos canais estável, FET´s dos canais ok, drivers ok, dados obtidos com a função de bloqueio ativada. Suspeita de alteração junto aos canais de saída.

Remoção dos FET´s do circuito> a proteção é suspensa> aplicado teste de PWM sem os FET´s, resultado positivo o circuito de driver mantém o pulso em 104KHZ.  Recolocação dos FET´s 2 pares em primeiro em um dos canais> proteção não é ativada>efetuando a colocação do segundo canal> proteção volta a ativar.

Passos seguintes:> avaliação e teste do circuito Snubber> capacitores retirados e testados> localizado capacitor de 0.22nF/250V substituído por 0.47nF/250> capacitores de saída de filtro com valores alterados> valor correto do circuito é 1,5uF/400V> estava em uso 3,3uF/400V.

Correção dos capacitores> circuito voltou a operar corretamente, proteção foi liberada.

Resumo do reparo: capacitores de filtro foram reparados de maneira irregular por outro técnico, os valores devem ser mantidos com às especificações do fabricante.

Na imagem abaixo é mostrado os respectivos capacitores.

 

Capacitores circuito Snubber.
Capacitores circuito Snubber.
Share

5 thoughts on “Módulo 2K5 D reparos/proteção acionada”

  1. Muito obrigado por dividir seu conhescimento com agente . Obdigado mesmo . . Vc poderia um dia faser um tur do modulo power two . Este e bem cabuloso em defeitos .

  2. Ola boa noite. Primeiramente quero deixar meus parabéns ao sr pelo blog pois tem sido uma mão na roda para mim e outros técnicos.
    Agora gostaria de saber se o senhor teria o esquemático do modulo stetsom 2k6D vulcan modelo antigo(não smd) estou com um desses na bancada,chegou aqui sem som e com led vermelho e azul aceso(propietario falou que ele tocava com esse led proteção aceso)
    Apos uma resolda ele saiu som mas com o cone do falante totalmente excursionado pra frente… Fiz mais uma avaliação e notei 2 capacitores rachados…como visivelmente da pra notar q esse modulo fritou uma vez e foi feito reparo não da pra identificar a especificação desses benditos capacitores.. So da pra ver que e um laranja grande e um azul menor um na frente do outro próximo a duas resistência 5% e os fet de saída…

    Desde já fico crato qualquer ajuda será bem vinda…

    1. Olá Kiko! Os capacitores que vc se refere são os de filtro da saída, o de cor laranja é de 1,5uFx250v e o menor azul é de 220nFx250v. Esse movimento do cone que vc se refere pode ter tudo haver com os capacitores, porém..caso persista deve se avaliar qual dos canais esta sem estabilização e dessa forma manda DC na saída.

    1. Olá Ademir..isso está ocorrendo pq um dos canais esta com defeito. Ressalto que para fazer reparo nesse tipo de equipamento é necessário conhecimento, pois qualquer tentativa errada poderá lhe trazer prejuízos.

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Share