HD 3000 / HD 1600 Taramp´s reparos.

Share

Atualmente no seguimento Automotivo os modelos digitais alcançaram uma vasta quantidade de usuários, praticidade, desempenho e recursos aprimorados, deram uma nova distinção ao som Automotivo. Mas como todo equipamento está sujeito à situações de defeito, dentro deste Post vou abordar defeitos ocorridos na linha HD da Taramp´s.  Esse suporte é para esclarecimento de algumas dúvidas, a versão HD é um excelente equipamento….o que tem ocorrido e tive alguns casos e não só desta linha como de outras e de outros fabricantes, levando em conta que “cada caso é um caso”  a intenção é um esclarecimento de alguns inconvenientes decorrentes neste modelo.  Situações mais comuns de acontecer são:

  • Ao ligar o Módulo não aciona, nenhuma led acesa.

Na figura abaixo está marcado pontos vulneráveis à esse tipo de defeito.

Fig. 2.
Fig.1

Em alguns casos este defeito está associado na sequência de resistores que estão realimentando o PIC após o secundário da fonte. Se houver falha de algum dos resistores o PIC não terá o registro do funcionamento da fonte. Vale ressaltar que, deve-se constatar se o REM está sendo acionado corretamente e no PIC está chegando tensão de 5V no pino 1.

  • Módulo liga, porém mantém os leds azul e vermelhos acesos.
    Fig. 3.
    Fig. 2

    Este defeito pode estar associado a falta de tensão de +15 -15, resistor do led de proteção alterado, algum componente fixado no chassis em contato com o mesmo, para teste mais preciso interrompa o Shutdown. Em  situação mais crítica o PIC pode estar apresentando defeito, mas para este resultado os testes citados devem ser efetuados corretamente.  O teste de PWM para estes modelos está dentro de 20 à 25khz.

  • Liga, em seguida desliga, sincronismo dos leds rápido.
    Fig. 4.
    Fig. 3

    Característica da entrada do REM com defeito, o capacitor de 100nF deve ser trocado…em caso do sincronismo dos leds rápido substitua o transistor MMBT3906, poderá ser colocado o BC327.  Na figura 4 em circulo se nota os componentes, indico q se coloque nos modelos convencionais e não em formato SMD. Os componentes SMD não são bons?  componentes SMD em certas situações e tendo em vista alguns casos ocorridos, a opção pelo modelo convencional se torna mais “seguro”, embora este defeito tem ocorrido em situações isoladas. Nada impede que seja colocado no mesmo padrão do fabricante, a escolha é livre e cada um se adapta da melhor forma possível.

     

    Capturar

    Na imagem abaixo os pontos demarcados indicam alvos de possíveis defeitos.  Em caso de não acionar a fonte verifique se Q5 (exemplo) BCP53 não está alterado (curto) ou (aberto).

É importante esclarecer que, todos os reparos dever ser realizados com conhecimento técnico. A falta de equipamentos para executar o reparo poderá trazer deficiência em alguns casos. As informações aqui citadas é apenas associada para estes defeitos específicos.  Podem ocorrer defeitos que apresentem os mesmos diagnósticos dos Leds, porém, podem estar localizados em pontos diferentes, este Post tem a intenção de esclarecer algumas dúvidas. Todo e qualquer equipamento deve ser em primeiro plano, analisado, diagnosticado, isolado o estágio com defeito e assim, posteriormente reparado.

2 (3)

Share

121 thoughts on “HD 3000 / HD 1600 Taramp´s reparos.”

      1. Parabéns pela publicação, material riquissimo! Tenho um Banda ICE de 3500 que “tostou” um dos trafos da fonte, além de ter “carbonizado” a placa na região onde ficam os IRF1404. O PIC também parou de funcionar. Saberia me dizer se consigo usar somente o amplificador dele? Sei que devo alimentar o amplificador e pré, mas não sei qual pino e qual tensão devo aplicar nos IR2010.

        1. Olá Adriano, obrigado pela visita. Referente ao defeito que você menciona, infelizmente não será possível o uso em tais condições.
          O Amplificador ou seja os canais, necessitam de alimentação precisa e há pontos de tensão controlada por reguladores. Em resumo, se fosse montar um circuito
          de alimentação seria de custo elevado e não seria o correto para o Módulo.

          1. Amigo, estou com um problema com meu módulo Taramp’s HD 1200, já queimou 4 vezes, sempre o mesmo defeito, o técnico me disse que são os transistors da fonte que pifam. Sempre quando ouço uma música com frequências graves mais elevadas ele queima, não acende nada. Tenho dois Pioneers de 400 rms, bobina dupla, bateria extra de 100 A. Será de grande valia sua ajuda, desde já agradeço pelo post esclarecedor.

          2. Olá Pablo, uma situação que já teve um histórico de 4 defeitos na mesma área, eu indico que o Módulo seja encaminhado para a Fábrica.
            Esse equipamento pode ter alguma falha relacionada no momento da fabricação e, dessa maneira vai sempre apresentar esse defeito em situações de uso um pouco mais
            forçada. A Fabrica por sua vez, vai avaliar a situação e se for necessário será feita a troca da placa interna. Mas para um descargo de consciência, verifique se os seus falantes estão com a impedância correta, até porque se houver uma variação pode ser um motivo que leve ao defeito. Outro teste seria testar com outra caixa, assim você terá uma certeza sob às condições de uso.

  1. Olha, conserto apenas Som Automotivo, confesso que me apertei em um amplificador Taramps HD3000, ele não estava ligando, seguindo seu raciocinio do esquema acima cheguei ao capacitor C44 de 100nano apenas alterado, não estava em curto, ele fazia com que a tensão de 5V do emissor de Q3 baixasse p/ 1,9v, sendo assim não acionava o PIC. Muito obrigado por compartilhar essa informação, pois conserto sem esquemas elétricos, é bem difícil. Grande abraço.

    1. Se foi de grande ajuda as informações por mim postadas, ótimo que tenha resolvido o defeito, sempre que possível estarei postando novidades na área do som profissional. Acompanhe outros Post postados pois com certeza lhe será útil em situações futuras. Obrigado pela participação.

    1. Grato pela visita Wesley, eu imagino que sua pergunta seria…qual o equivalente correto? o certo é vc utilizar o mesmo modelo, mas em situações extremas
      poderá usar um BD136 ou BD140 ambos PNP. Atenção na posição de colocação pois os modelos tem posições diferentes base, coletor e emissor.

  2. Ola.Um dos defeito mencionados é o que está acontecendo com um que peguei para reparo.Ja fiz a troca de todos irf1404 e componentes associados,porem os Leds Azul e Vermelho ficam acesos direto…tenho o gravador PIC,será que alguem teria o arquivo para gravação,em caso de eu precisar trocar o CI pic ? o modulo é um HD 3000 e obrigado por disponibilizar essas ótimas informações, ajudou muito. .

    1. Olá Andrew, eu indico que vc compre o PIC diretamente com à Taramp´s, terá uma peça original. Com relação ao defeito, é importante frisar que
      certos casos tem sintomas semelhantes mas com localização de peças em pontos diferentes.
      Experimente ligar o Módulo fora do chassis, alguns defeitos podem estar associados ao modo de fixação (curto entre a mica e o chassis).
      Caso não tenha um conhecimento mais aprofundado neste tipo de equipamento é indicado que faça o manuseio com muito cuidado, no Blog passo dicas
      e exemplos de pontos vulneráveis à defeito, a solução do defeito pode ser demorada e envolver gastos, faça com cuidado. Obrigado pela visita.

      1. sempre faço reparo de módulos fora do chassis e obrigado pela explicação.
        Mais uma dúvida sobre esse pic ,saberia informar porque está dando erro quando tento copiar o arquivo do pic via ICSP ? é indicativo de defeito no pic ou é protegido contra cópia ?

        1. Andrew, não tenho informações precisas sob como gravar um PIC, sempre que preciso dou preferência em comprar direto do fabricante.
          Como citei, é mais confiável…comprar direto com o fabricante.

  3. Boa Tarde Tecnill.Olha eu novamente incomodando haha…arrumei os módulos que estava com dificuldade….o segundo Taramps HD3000 que travava os Leds Azul e Vermelho acesos direto , era problema na fonte de alimentação que eu estava usando, que fornecia pouca corrente,mas fazendo a carga dos capacitores e religando a fonte,o módulo funcionava normalmente,mas ainda havia defeito na etapa da saida que aquecia apenas 2 transistores e os outros 2 ficavam frios,o defeito era solda fria no CI6 que fica perto do Ci regulador do PIC.
    Agora preciso de uma dica do que pode ser em outro HD3000,em que fiz a troca dos IRF1404 , IR4427 e os resistores de 10R, voltando a dar problema nas mesmas peças,fiz a troca das peças danificadas novamente e ficou o dia todo funcionando normal,no outro dia que liguei,funcionou por 1 minuto em volume baixo, a fonte que uso tem em media 5A e mesmo assim entrou em curto alguns IRF1404….gostaria de saber o que pode ser que está causando a queima da fonte,lembrando que não tem aquecimento excessivo e nem desigual nos fets e está chegando 5v e 20Khz no gate de todos fets . Se tiver alguma informação que puder disponibilizar,eu agradeço.

    1. Olá Andrew, os fatores que podem ocasionar isso podem ser: FET´s de qualidade duvidosa, Trafo com falhas na isolação dos fios no primário, IR4427 desestabilizando o pulso PWM, fuga de algum componente junto ao PIC (intermitente) capacitores, resistores…etc..
      Sempre é indicado que após feita à troca dos FET´s e até mesmo de outros componentes que seja feita uma limpeza na área da solda, essa limpeza pode ser feita com Thiner ou álcool isopropílico, resíduos de fragmentos na ressoldagem podem se alojar próximos aos terminais e causar instabilidades.
      É válido lembrar que esses defeitos são corriqueiros entre os modelos digitais, qualquer variação do circuito pode comprometer o funcionamento da fonte.
      O Pulso do PWM tem que fluir normalmente, qualquer intervenção pode ocasionar falha no ciclo do pulso deixando os FET´s instáveis e colocando-os em curto.
      Procure sempre obter peças de locais confiáveis, faça sempre com calma o reparo, verifique e constate se nada está pendente, esses fatores são fundamentais para o reparo ser perfeito. Precisando de alguma informação é só contactar….obrigado pela visita.

  4. O que você disse,faz todo sentido,as vezes se corrige problemas,apenas limpando a área do reparo,retirando sujeiras…e como saber se o trafo está ruim,sem ser trocando? a cor dos fios estão normais,sem partes escuras….e ja fiz ressolda em alguns componentes em torno do Pic,uma coisa que reparei estranho,foi a resistência em condução entre D e S dos Fets que alguns mediam + – 34 Ohms e outros abaixo de 1 Ohm . fiz a troca dos que mediam 34Ohms pelos de resistência baixa e até então não queimaram,mas não quer dizer que seja Fets Originais.

    Não sei se seria o lugar certo,mas tenho outro modulo da marca Stetsom 3k7 que peguei armando proteção e fiz troca do IR4427,TIP41 e CI 7815 , mas ficava desarmando quando injetava sinal nas entradas,levei para recuperar as Bobinas L1 e L2 , pois os fios delas estavam dando estalos antes do modulo desarmar e julguei estarem com problema,feito a recuperação parou de desarmar,sai o audio normal,porém as bobinas estão aquecendo muito e até dois jumpes grossos que vão para essas bobinas…os transistores de saida não aquecem tanto e o consumo em repouso é de 6,5A.Desculpe se postei sobre essa stetsom no lugar errado,mas precisava de uma dica urgente.

    1. Olá, desculpa pela demora em responder mas estava em viagem, para se notar se o Trafo está alterado é só notar o aquecimento do Fet que corresponde ao enrolamento ao qual está ligado. Se houver curto no primário o pulso do PWM é cancelado e o Fet irá operar irregularmente sendo levado ao curto.
      Fique atento à valores de FEt´s diferentes, pois mtos fabricantes podem piratear a peça e colocar peça ruim no mercado de venda.
      Quanto ao Stetsom, o consumo está elevado, o valor correto em repouso sem carga é de 4,50A. Pode estar ocorrendo dessa bobina estar com defeito ou algum dos capacitores do filtro do Snubber estar com defeito.

  5. Olha eu novamente..foi recuperada as bobinas,trocado todos capacitores do circuito Snubber e ainda continua o alto consumo,aquecendo as bobinas e os Fets da saida.O defeito creio que não seja nas bobinas,ja que as originais podem ter sido torradas justamente por causa desse problema ….como eu não tenho outro modulo do mesmo modelo para comparação,a única solução seria devolver ao dono sem conserto.Obrigado pelas informações que foram dadas.

    1. Olá Andrew, lamento não ter concluído o reparo, alguns defeitos colocam o conhecimento técnico em cheque-mate, vc cita que foram recuperadas às bobinas…eu no meu modo de serviço optaria pela troca da original fornecida pelo fabricante. Alguns componentes tem construção específica e pode ocorrer falhas em uma recuperação.
      Sempre cito como referência que para se certificar de um defeito, os estágios devem ser isolados e localizado o ponto exato do defeito.
      Nesse caso, se faria uma separação, FET´s, bobina, e filtro. Existem os chamados “macetes” os quais cada técnico utiliza para trabalho e isso só se adquire com o tempo.
      Dessa forma ficaria assim o teste: retira-se a bobina e liga-se o módulo e verifica o consumo, se estiver ainda alto é certo que o defeito está no canal e não na bobina,com a bobina colocada retira-se os capacitores de filtro e liga-se o circuito e tire a medição (esses testes são feitos sem carga de falantes).
      O consumo é decorrente de algum componente que está alterado e leva o canal à um trabalho forçado, um caso desses tive em um 3k7 e era um simples capacitor de 220nF/250 que colocava o filtro em desajuste. Recentemente postei um novo Post sob um SD8000/1D Soundigital…..logo de imediato ao ligar apresentava 15A de consumo ao ponto de fritar os FET´s da fonte…o defeito era: uma trilha embaixo de um dos capacitores da fonte com “condutividade no fenolíte (curto) ” esses são exemplos de situações que levaram horas de serviço para serem localizados, tenho certeza que com o passar do tempo vc terá novos conhecimentos e esses reparos serão fáceis de serem resolvidos. e lembre-se “TUDO QUE SABEMOS É POUCO DIANTE DO QUE AINDA PODEMOS APRENDER” obrigado pela visita.

  6. Então…nem adianta soltar peça por peça,pois os capacitores ja foram todos trocados…incluindo 2 que ficam próximos os Fets da saída…eu trabalho com baixo orçamento e se eu adquirir apenas peças originais,o preço acaba saindo o valor do aparelho,tenho uma Oficina Eletrônica e trabalho com vários tipos de aparelhos,ai não posso ficar preso no mesmo aparelho por muito tempo e gastando o orçamento que recebo dos outros consertos…como eu ja percebi que o modulo poderia trazer problemas graves,assim como qualquer aparelho que eu conserto,não garanto que será consertado……Mais uma vez,Obrigado pela ajuda.

  7. Pessoal to com um taramps ta 2000d e pelo qui vi acima nas duvidas tbm to com uma aqui ele liga mais acende o led azul e o vermelho a e antes dele acender os leds ja fiz uns reparos nele o ci 11 e o ci 12 estavao estourados a e as saidas tbm estavao em curto troquei isso e ele nao ligo fui atras de procura a alimentaçao de 5 vts e vi qui o ci qui trabalha como regulados estava em curto substitui ele e agora o modulo liga dessa forma os dois leds acesos alguem ai pode me dar alguma dica sobre oq fzr

    1. Obrigado pela visita Paulo. Tem conhecimento em modelos digitais? Com relação à dicas, indico que você visite o Fórum de Eletrônica 2002, lá encontrará suporte para o seu problema.

  8. Boa noite, tenho um HD1600 do nada ele fica fazendo um TUK TUK muito alto mesmo cabo RCA e sem sinal do radio ate mesmo queimou meu alto falante, se poderem me ajudar eu ficaria muito grato

    1. Olá Eduardo, informações e suporte técnico indico que visite o Fórum de Eletrônica 2002. Em relação ao seu relato, o defeito é proveniente de vazamento de DC no canal.
      Indico que se não tiver conhecimento técnico, procure por um Autorizado ou encaminhe para à própria fábrica.

  9. Cara, uma dúvida, eu tenho um HD 1600 da taramps, liguei pela primeira vez ele hoje, e já deu ruim hahaha, ele é 2ohms, liguei dois woofer de 4ohms em paralelo, na primeira ligada o módulo entrou em modo de proteção, desliguei, chequei tudo, tava tudo ok, no multímetro marcando 2ohms nos woofers e tal, voltei a ligar, de novo, mesmo problema, fiz a checagem na energia que ia pra ele, tava tudo ok, liguei de novo, ai ligou normal, sem a proteção, porém não saiu som, ai fui checar e tava com ambas as luzes ligadas, vermelha e azul, na hora busquei no manual o problema e já fiquei apavorado hahaha, só que foi a primeira ligada, pelo jeito tava tudo certo, os alto falantes eram a primeira ligada também, não sei o que pode ter acontecido, será que é caso de enviar pra garantia? será que foi erro meu ou ele pode ter vindo com algum defeito? ou será que é melhor tentar arrumar em alguma assistência da cidade e perder a garantia? abraços

    1. Olá Celomar, se o Módulo esta dentro da garantia é melhor que seja encaminhado para um local Autorizado pela fábrica ou até mesmo para à própria.
      O que deve ser feito é uma avaliação mais apurada sob a forma de instalação, algo pode estar irregular e causar o sintoma.
      Pode ocorrer sim, falhas na montagem do circuito proveniente de algum componente, se isso for confirmado a fábrica arca com todos os custos de reparo.

      1. *só uma correção o meu módulo é um DSP 1600 e não o HD 1600, acho que é quase msm coisa, comprei o HD 1600 e a loja mandou esse outro, talvez estivesse em falta. Hoje vou religar, soldar os fios nos alto falantes (eles estão só amarrados nos terminais), deixar a ligação dos alto falantes 100% certa, e testar em outro módulo que tenho aqui, não testei ainda pq tenho medo de queimar também, é um SD 1600 de 1ohm, é possível que seja problema em um dos alto falantes? e se for problema nos alto falantes, será que não sai mais barato arrumar em alguma assistência da cidade do que gastar com frete e o módulo vir nas mesmas? Tem alguma maneira de testar os alto falantes sem ligar no módulo? abraços

        1. Se houver defeito em algum dos falantes o Módulo pode apresentar instabilidade no funcionamento. Se os falantes forem novos a garantia do fabricante vai cobrir o reparo.
          O teste do falante se consiste na medição da bobina com um multímetro, que deve estar na faixa de 4 ohms, se movimentar o cone e notar que está “raspando” tem algo de errado. Vc pode fazer um teste ligando seu módulo com outros falantes e notar o que vai ocorrer, se der o defeito, será o módulo do contrário os falantes ou algum deles.

      2. O módulo já está queimado, isso é certo, ele já liga com ambas as luzes acesas, azul e vermelha, já liguei com um dos sub que tenho no sd 1600, mesma coisa ambas as luzes acesas, os woofers que liguei nele quando ele queimou nunca foram usados, e agora to com medo de testar no outro módulo, todos os produtos são novos, o outro módulo também chegou junto com esse, só que ele já ta funcionando normalmente nos subs, o que queimou não fedeu nem nada, não deu som de capacitor estourado nem nada, está 100% normal fisicamente, só que liga com os leds azul e vermelho juntos, eu nem cheguei a escutar nenhum som dele, quando liguei tava no volume zero, e já queimou, de qualquer forma já mandei e-mail pra assistência da taramps pra ver como proceder, muito obrigado pelas dicas, abraços

      3. *uma pequena atualização, fui ali agora e testei os falantes como eles estavam ligados ontem, no multímetro marcou 3ohms os 2 juntos em paralelo, só que o cabo do meu multímetro é meio bosta e marca tudo com +-1 ohm acima, então está certo, 2 ohms, empurrei eles e não fazem nenhum barulho de raspagem da bobina, liguei uma pilha no cabo e ambos chiam normalmente, tem mais alguma maneira de testar sem ligar no módulo? abraços

  10. ola amigo boa noite,,comprei um moduo taramps hd 6500 2ohms,,toda vez que ligo ele pisca todos os leds e para no vermelho,,,ai desligo e religo e funciona normalmente,,sera que e algum problema,,o modulo tem uma semana que comprei,,,obrigado.

    1. Olá Antonio, provavelmente o módulo esta com defeito no momento do acionamento. Deve ser verificado todos os procedimentos de instalação e se tudo estiver correto, só resta encaminhar o aparelho para um local Autorizado. Entre em contato com o fabricante e exponha o defeito, com certeza terá uma solução.

  11. Boa tarde, estou com um HD 3000 o qual está com o seguinte defeito: assim que ligo em uma fonte de energia, ele pisca o Led vermelho e vai apagando progressivamente, após isso não dá mais nenhum sinal..
    Logo que peguei esse amplificador, ele estava com o trilho queimado e rompido, fiz uma ponte para testar e contatei esse problema. Nenhum outro Led acende, somente o vermelho e depois ele apaga e nada mas acontece.
    Alguma opinião?

    1. Olá Phillip, se estiver ligando em uma fonte de baixa amperagem este sintoma pode ocorrer, mas também podem ocorrer outros tipos de defeito. Nesta página vai encontrar algumas dicas e, inclusive também poderá pesquisar outras páginas com conteúdo técnico. Experimente checar se o REM está chegando ao PIC, se tem tensão de 12V estável.

      1. Primeiramente liguei em uma fonte de 5ah e depois liguei direto em uma bateria de 110ah e o problema não mudou. Irei dar uma lida com mais calma em todos os comentários e pode ser que consiga encontrar o erro, farei tbm a verificação que citou.
        Obrigado pela atenção e parabéns pelo post!

        1. Obrigado!uma dica: modelos digitais necessitam de informações de tensões no secundário da fonte, se algum ponto estiver com falhas entrará em proteção.

      1. Sim era msm o resistor do gate agora,ela tá ligando e tá esquentando 3 transistor da saída irf9020n ela sai até som mais raxano se poder me dá uma dica fico muito grato é q to aprendendo agora kkk obrigado.

        1. Terá que verificar alguns componentes na área do canal, os IRFP90N20D, resistores e os drivers IR2010. Tenha muito cuidado nessa área, qualquer deslize pode lhe trazer prejuízos.

  12. Olha eu aq de novo
    Estou com uma hd 3000 q chegou com a saída queimada
    Ja troquei os drivers ir2010s, os fets 90n20d e os tl mas alguns componentes que estavam danificados
    Mas agora ela esta saindo +-32v na saida e ja verifiquei tudo e nao tem mas componentes danificados
    Alguem ai pode me dar uma força

    1. Verifique o estágio de ajuste de DC e os capacitores de filtro na saída. É bom revisar o que já foi feito, pode ser que tenha algo de errado.

  13. Boa noite, tenho um taramps de 8000rms estava com as saídas queimadas e foi trocadas, só que daí não sai mais som o módulo acende tudo certo mais o som não sai o que pode ser???

    1. Olá Tadielly, alguns testes devem ser feitos para se diagnosticar a causa dessa falha, e são: verificar se os FET´s da saída estão recebendo PWM; constatar nos pinos de entrada se os IR2010 (ou similar) se estão recebendo sinal de excitação; se o PIC está gerando sinal de modulação; tensões internas devem ser conferidas.
      Modelos digitais são complexos e qualquer que seja uma pequena falha pode causar interrupções no áudio.

    1. Olá Rafael, eu indico que se encaminhe para um local Autorizado ou até mesmo para a própria Fábrica. Esses modelos são bem complexos e sem conhecimento e ferramentas de trabalho específicas será difícil de se reparar.

      1. Boa noite. Seguir seu conselho levei em um técnico perto aqui de casa . ele me passou que a fonte tava toda derretida então mandei ele consertar
        Ai fui pegar o módulo agora a noite ele me disse que agora esta queimando todos os resistores. E n tá achando o defeito . oque pode ser ?

        1. Olá, situações desse tipo requerem conhecimento por parte do técnico que faz o reparo, pelo visto o técnico que vc procurou não está preparado para este tipo de serviço. Esse defeito é decorrente de peças que estão entrando em saturação ao serem acionadas. Quando me refiro em levar para um local “Especializado” é um local que saiba realizar esses procedimentos de serviço. Se o caso está complicado, o melhor a fazer é encaminhar para a Fábrica, ela tem o suporte necessário para atendê-lo.

  14. Boa tarde amigo, gostaria de saber se você possui a referência dos transistores de saída do TARAMPS HD 8000_R0 modelo novo( com voltímetro integrado)? Tenho do modelo antigo, que usa 8 transistores, mais esse usa somente 4( dois por lado) e vem com sua identificação raspada… Desde já agradeço a atenção e aguardo informações.

    1. Olá Fernando, para esse modelo não tenho essa informação, o que lhe indico é, entre em contato com a Taramp´s e faça à compra, será mais seguro e a peça será original.

  15. ola bom dia , to com um taramps hd 3000 e eu estou com duvidas na hora de desligar o Shutdown para finaliza o teste se realmente o pic esta danificado poderia me ajudar nessa duvida ?
    ta de parabens aos comentarios anteriores muito rico em informacoes tecnicas .

    1. Olá Tiago!!! O SHUTDOW como muitos já sabem é para desabilitar o funcionamento do canal e, dessa forma liberar o acionamento da fonte caso haja algo de errado no canal.
      É só desabilitar o ponto de solda (SHUTDOW), e em seguida ligar o circuito, deve-se levar em conta que tem que usar uma fonte adequada para o acionamento. Se ao ligar ainda permanecer em proteção, é certo que tem algo à mais irregular, porém, se ligar saberá se o circuito estará fluindo normalmente todas tensões internas de uso correto para o funcionamento.

      1. Boa noite fiz todos os procedimentos fiz a troca do dos componentes e ele persistiu em ficar com os dois led ligados como havia dito que poderia ser o pic ,fiz um pedido de um pic novo direto da taramps porém fiz a troca e o defeito persiste poderia me ajudar ? Ou outra dica obg Boa noite

        1. Olá Tiago, módulos digitais são bem complexos e qualquer falha pode ocasionar um mal funcionamento. Certos defeitos devem ser analisados e, se necessário se faz a isolação dos estágios fonte, pré e canal. Você relata que ao ligar fica acesso o led azul e o vermelho, correto? verifique se a fonte de alta está correta, +15/-15 está fluindo normalmente? se for necessário retire os FET´s do canal e veja como vai acionar sem os mesmos.

          1. Certamente o defeito está na fonte de entrada, todas às instruções de reparos e dicas são às que estão aqui no Blog, eu ressalto que se não tiver um conhecimento nesse tipo de equipamento terá dificuldade em reparar. Dê atenção ao tipo de fonte que usa para acionar o módulo, fontes de baixa corrente não acionam e o circuito entra em proteção. Caso queira obter outros suportes visite o site ELETRÔNICA 2002 e faça um tópico para dar seguimento no assunto.

  16. boa tarde muito obg pela infomação tecnica !!
    vamos la estou com outro problema reparei um banda vinking 5000, estava com saidas e ir2010 danificados fiz a troca e ele funcionou porem agora ele liga mais sem som ,poderia me ajudar nessa ?

    1. Terá que fazer alguns testes para identificar o ponto em que não há sinal sendo processado. Comece examinando se chega sinal nos IR2010 e se o mesmo está sendo alimentado corretamente. É necessário identificar se há sinal PWM de alta e de baixa nos gates dos FET´s de saída. Para aplicar sinal nos RCA´s poderá usar um Gerador de Áudio na faixa de 1khz ou um mp3.

  17. ola amigos, sou novo nesse negocio de reparos de módulos, mais a trancos e barrancos eu to me virando, to com uma taramps hd 3000 de um amigo, segundo ele ele tava com o som ligado baixo derre pete parol de funcionar, quando eu abri o modulo os dois fet IRF 1404 que ficão perto dos resistores R117 e R116 eles torrarão, e mais 4 fet IRF 1404 estavão em curto, apos trocar todos os fets queimados, quando fui ligar o modulo apos energisar o remote os fets IRF 1404 que tinhão torrados, torrarão de novo, o que pode ser? alguém pode me ajudar?

    1. Bom dia Evânio, quando é feito a troca dos FET´s, tem que ser trocado o driver IR4427 e verificar os resistores de gate. Imagino que nesse caso pode ter ocorrido essa falha e ao ligar os FET´s ficaram sem estabilização do PWM. Deve-se ficar atento em soldar para não haver nenhum ponto em curto.

  18. bom dia , primeiramente feliz ano novo !!
    bom vamos la estou com um hd 3000 que queimo a fonte devido a mau ligaçao no caso ocorreu a inversão da polaridade , visualizei os seguintes componente queimado irf1404 ,ristores de 10ohm e 4427 danificados , fiz a troca de todos e ele chegou a ligar mais depois de um tempo ligado ele piscou led amarelo e vermelho e depois fica piscando 2 vezes do o vermelho !
    e agora quando ligo ele pisca azul amarelo e vermelho retorna por azul e depois volta pro verelho e pisca 2 vezes e esse vermelho pisca a cada 5 segundo

    obs : fonte de teste 13.8v 70a

    1. Olá Thiago, pra vc tbm um FELIZ 2017!!! Em alguns casos pode ocorrer do PIC ter sofrido alguma perda de registro. Mas antes de condenar o PIC, procure revisar o que já foi feito em busca de alguma falha..e isso pode ocorrer sim, principalmente em circuitos dupla face. Faça um busca de teste de continuidade nos gates dos FET´s para saber se então todos interligados e se tem continuidade com o IR4427 (teste com o módulo desligado). Após tudo verificado e, se persistir o defeito, solução é tentar a compra do PIC, mas lembro bem que se tiver algo de errado e deixou passar, certamente ao recolocar o outro PIC vai permanecer o defeito.

    1. Olá Mizael!! Se for o modelo que usa integrado na saída deverá ser feita a troca..se for o modelo que usa FET´s tem que ser feita uma avaliação no canal correspondente.

      1. A sim é de integrado sim vc abaixa o ganho dela fica normal so q quando aumenta o ganho começa a sai rachado o som mais obrigado pela dica valeu

  19. estou com um taramps ta 5k, o mesmo aciona a proteçâo, verfiquei que quando desligo os falantes ligar normal,porem percebi que entre as bornes está vazando uma tensão de 30volts.poderia me dá uma dica?

    1. Isso está ocorrendo pq está havendo vazamento de DC na saída. Esse defeito pode estar no estágio de regulagem (esse que tem um trimpot de ajuste) ou pode ocorrer de algum componente no canal estar com defeito…driver IR2010, resistores abertos, capacitores de poliéster de filtro alterados. Ressalto que certos procedimentos de trabalho devem sempre ser feitos com cautela e equipamentos destinados aos testes e medições.

      1. obrigado Nill, vou fazer a troca dos ir2010. a regulagem do trimpot pode ser feita normalmente sem sinal de entrada, existe alguma precalçâo a ser tomada?

        1. A regulagem do trimpot deve ser feita sem sinal de entrada, o que se deve levar em conta é: se ao movimentar o trimpot o ajuste não se proceder é pq algo esta irregular ou no canal ou no estágio de regulagem. Geralmente é difícil o trimpot se desajustar por ele mesmo…a não ser q alguém tivesse desrregulado o ajuste.
          Ao fazer a regulagem faça sem carga na saída (falante). Observar se o estágio de regulagem está recebendo os +15 e -15Vcc.

  20. obrigado Nill, pelas informações, vc poderia me informar os endereços para comprar pic para módulos taramps e banda, são os mais usados na minha região. gratos pelas respostas.

    1. Poderá entrar diretamente em contato com ambas às fábricas…visite o site de cada uma delas q encontrará um telefone de contato. Dessa forma estará comprando uma peça com preço menor e de qualidade garantida.

  21. Olá Nill, bom dia e obrigado pela informações. o módulo taramps 5000, resolvido era a fonte de + 15 baixa em torno 8 volts, regulador 7815 ruim.tô com banda 2500, chegou com a fonte queimada troquei os fets or ir4427 e a mesma está com consumo alto,liguei em série com a lãmpada a mesma acendeu com brilho acima do normal, ele chega a armar e desarma, liguei sem a lâmpada partiu o fusivel da minha fonte de acionamento, obs, fonte é de 7A. tô suspeitando do micro. tem alguma ideia, ficarei muito grato.

    1. Bom dia! Ótimo que deu certo o Taramp´s 5000. Em relação ao Banda verifique se os resistores de gate dos FET´s estão bons, trilhas e pontos de soldas. Esse defeito ñ têm vinculo com o Micro. Em último caso tbm pode ocorrer do trafo estar com o primário em curto..embora que remoto mas pode acontecer. Tente trocar novamente o I44427 pois se o driver falhar leva os FET´s ao curto.

      1. olá Nill, referente ao banda 2500, os resistores de gate forâo trocados todos, obs, esse modulo utiliza dois trafos, dois ir4427, o mesmo arma chega a aproximadamente 170 volts, em seguida desarma, eu uso uma fonte de 7A, em serie com a lampada, quando ligo sem a lampada abre o fusivel da fonte de teste. desliguei o +B que alimenta a saida continua desarmando a fonte de +15 e -15 aparece creio que a carga esteja normal receio que seja deformaçâo no sinal que vem do micro e entra nos ir4427, infelizmente nâo usofluo de osciloscopio, tem mais dica ficarei muito grato.

  22. Gostaria de saber uma coisa tenho uma Taramps HD 1600 com o carro desligado ela funciona normalmente quando ligo o carro ela pisca 3 vez proteção e para pisca 3 vez e assim vai média a voltagem que estar vindo nela com o carro ligada q da 14.60 voltes poderia me enformar oque estar acontecendo com ela​

    1. Olá Wendell!! Suspeito que pode ter algo relacionado à programação do PIC relativo com algum estágio de proteção..pois quando se liga o carro o valor da tensão de 12V sob para os 14.60Vcc como vc mesmo menciona. Eu recomendo que encaminhe para a Fábrica para manutenção assim terá mais agilidade no reparo.

  23. Bom dia , to com uma DSP 1600 taramps aqui . Que está entrando em proteçao assim que aumenta pouco volume .mesmo com a caixa desconectada . Sem falante e sem driver ligados nela. Ja fiz varios testes . Troquei aparelho de som . Fiz novo aterramento . Conferi a bateria . Troquei rca e nada de funcionar . Sabe oq pode ser ? Um componente na placa algo assim? Obrigado!

    1. Olá Vitor!!! Lendo seu relato é certo que o equipamento apresenta um defeito. Nessas condições o módulo precisa ser avaliado por um profissional capacitado nesse tipo de circuito. É difícil de afirmar qual seria o componente defeituoso..pois o circuito é composto de vários. A orientação que lhe dou é entrar em contato com a fábrica e se orientar da melhor forma possível, pois é um circuito complexo e reparos devem ser feitos por quem tem conhecimento.

  24. Olá estou com um hd1600 e ele ta com um defeito a hora que eu ligo ele faz a leitura normal e hora q liga ele puxa o cone pra dentro e se inverter os fio do altofalantes ele empura pra fora e fika empurado ou puxado conforme vc liga os fio do wollfer so que ele toca normal pode almenta o volume não ativa prot não clipa mas esquenta os sub echega os fio do sub a fede queimado não sei oq pode ser precisava de uma ajuda

    1. Olá Willian!! Esse defeito é vazamento de DC no canal…certamente um valor ñ tão elevado mas q força o cone do falante a se mover.
      Situações desse tipo devem ser reparadas, indico q leve em um local especializado ou envie diretamente para o fabricante.
      Se continuar a usar assim poderá ter a queima do canal e tbm da bobina do alto falante.

  25. Olá, parabéns pelo post, mas no meu caso o meu HD 1600 estava em proteção, verifiquei e estava com um FET da saída queimado, após trocado o FET o módulo ligou normalmente, ficando apenas o led power ligado, mas não sai som algum, rcas estão ok. Você já viu este defeito?

    1. Olá Valmir! Sim já vi esse defeito, ele pode estar associado à: falha no driver da saída IR2010 (defeito na peça ou falta de alimentação), falta de modulação gerada pelo PIC (onda triângulares), bobina indutora de saída rompida ou com solda fria. Esses são algum fatores q podem atribuir essa falha. Verifique nos bornes de saída como estão às tensões de saída em relação ao GND.. ex: fonte com 160Vcc terá q ter em cada borne 80Vcc.. medindo diretamente nos 2 terminais terá q haver zero DC.
      Verifique nas proximidades do canal se não há nenhum outro componente alterado ou trilha rompida.

  26. Caro amigo, boa tarde, gostaria que se possível me ajudasse no seguinte detalhe; gostaria de mudar a frequencia de corte do módulo Taramps S800 para 195 Hz, existe algum trimpot onde eu possa ajustar isso? e onde se localiza? obrigado

    1. Olá Nivaldo! A frequência do pulso PWM ñ tem como ser mudada por trimpot e nem há ajustes internos no circuito para tal função. A frequência já é pré estabelecida na elaboração do projeto. Se sua intenção é ter melhoras na potência ou outras funções recomendo que compre um novo equipamento.

  27. Hola buenas tardes a todos .me dedico a reparar potencias de audiocar y me llego una fsp3000 que enciende pero me marca lo batt en el display . queria saber si alguien tiene el circuito de esta potencia o alguno ha visto una falla similar .agradeceria mucho su ayuda .gracias

  28. Boa noite, meu Taramps 800×4 parou de tocar depois q meu irmão ligou uma 6×9 diretamente no módulo com ele ligado, sai um pouco de fumaça e depois parou de tocar, depois disso toda vez que eu ligo acende a luz azul e vermelha e não toca, o que pode ter sido?

      1. Bom dia, mandei para o reparo, o técnico viu q dois regulador de voltagem estão danificados, porem nao encontrei os mesmo em lojas de equipamentos…

    1. Olá Leandro! Se vc comprou novo vc tem o suporte da fábrica na garantia. Esse pequeno defeito pode estar associado ao ponto de alimentação do led na maioria dos modelos tem ligação com o PIC (Micro controlador)…ou alguma falha na trilha de alimentação.

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Share