DSP 1600 liga mas sem saída de som.

Esse modelo ao entrar para avaliação apresentava os seguintes defeitos: Liga normalmente, os leds fazem a sequência de acionamento mas ao aplicar sinal nas entradas RCA, não há saída de som nos bornes dos falantes.

 

Feita a avaliação interna no circuito, foi detectado a queima do driver si8244B… a saída composta pelos IRFB4115 não havia sido afetada.                 

Na linha de alimentação do driver foi também constatado a queima do resistor R13 4,7R , nessa linha há uma tensão de 5V.

A princípio foi efetuada a troca do driver e em conjunto o resistor, em seguida se procede os testes de acionamento. O circuito liga normalmente, aplica-se sinal de entrada e se obtêm saída de som perfeita. O módulo é desligado e após uns 30 minutos religado e nesse momento se constata a falha novamente, ou seja, sem saída de som.

Se ocorreu a falha novamente é certo que o driver teve seu funcionamento afetado e dito e feito.. o driver teve queima novamente e, sempre o mesmo de um canal.

Em uma verificação mais criteriosa, foi detectado uma falha no regulador de 5V >>> LM2941CS sendo que o mesmo após algum tempo desligado ao ser acionado novamente, deixava vazar uma tensão de 13.8 VCC.

Na imagem abaixo está ilustrado com precisão os pontos críticos.

Esse defeito tem ocorrido em alguns modelos dessa linda DSP e, fica essa dica de manutenção. Não tente fazer reparos se não tiver conhecimento neste tipo de equipamento. Nem todos os defeitos tem o mesmo ponto de origem, sempre faça uma avaliação com cautela antes de qualquer tentativa de reparo.

2 thoughts on “DSP 1600 liga mas sem saída de som.”

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.