Consertos

Share

Neste espaço será postado alguns dados de equipamentos, inclusive fotos de pontos localizados e componentes defeituosos…. aguardem…!!!

Dando sequência nessa página, começo esclarecendo algumas dúvidas referente a esse CI que tem deixado alguns Técnicos  digamos…”Irritados”

0

Este Ci é hoje muito utlizado em algumas marcas que atuam no mercado Automotivo, ao se tratar de um Amplificador compacto e de uma performance supreendente, motiva seu uso e construção de modelos bem atrativos.

Mas como todo componente tem suas limitações muitos usuários são pego de “supresa”, o que acaba levando à queima do canal (TAS 5630).

Dos relatos que já li e até fiz algumas dicas, tenho notado em muitas situações falta de conhecimento do manuseio da inserção deste componente no circuito, ex: CI colocado e não há saída de som, Módulo liga mas não há som nas saídas..etc.

Vista por cima do CI. Para ampliar clique em cima da imagem.
Vista por cima do CI.
Para ampliar clique em cima da imagem.

No gráfico acima podemos notar que o CI é composto por 44 terminais bem agrupados..ou seja, próximos um dos outros…nesta versão de 44 pinos. Usarei a mesma como ponto de referência.

Os pontos vitais à serem vistos são: No momento da remoção de muita atenção para não danificar nenhuma trilha do circuito, ao usar fonte de retrabalho observar componentes próximos ao CI, pois devido ao fluxo de ar muito quente alguns poderão se desprender do ponto de solda.

Após removido, utilizar malha de remoção de solda com muito cuidado e remover resíduos de soldas nos terminais da placa. Em seguida limpar com Thiner ou Álcool Isopropílico, logo após, com o uso de uma Lupa…verificar se não há falhas nas trilhas ou algum ponto afetado (curto).

Após removido ligar o Módulo e conferir as voltagens que alimentam o TAS5630, essas tensões  são 12V (regulado)  e 45 à 48VCC direto da fonte secundária.

Na colocação do CI posicionar corretamente seus terminais para que nenhum fique deslocado, no uso de solda em pasta, aplica-se uma leve camada antes de fixar o CI e em seguida com o ferro fixe um terminal de uma ponta e em seguida do outro lado.

Ao utilizar a estação de retrabalho de atenção ao item citado acima para não afetar nenhum componente próximos ao CI, no caso do uso do ferro de solda, aplica-se a solda nos terminais e retire o excesso com a malha de remoção. Feito estes procedimentos limpa-se novamente a área como indicado acima, e em seguida…com muita paciência, tire a MEDIÇÃO DE TODOS OS TERMINAIS, um a um…não poderá haver falhas ou curtos nos terminais.

Na montagem do circuito impresso fique atento ao pontos em que alguns terminais são juntos (curto) como vai estar neste gráfico abaixo, em hipótese alguma poderá haver curto nos terminais que são individuais.

 

Para ampliar clique em cima da imagem.
Para ampliar clique em cima da imagem.

Observação: Alguns modelos dentre dos mais variados fabricantes, tem como configuração do acionamento da saída através de rêles, se for trocado o CI e ao ligar não ocorrer o acionamento há algo errado com o CI ou no momento da colocação houve falhas.

Ressalto aos que tentarem esse tipo de reparo, que se torna um trabalho demorado..mas que se obtém bons resultados se seguirem os itens aqui citado. Técnicos experientes podem realizar o reparo em um tempo mais hábil…mas todo cuidado é sempre bem-vindo, pois ao se tratar de um componente de valor elevado …qualquer falha é prejuízo na certa.

Share

60 thoughts on “Consertos”

  1. parabens nill, esse poste foi fundamental pra todos tecno em eletronica e iniciantes continue assim essa pessoa prestativa ao proximo obrigado.

  2. Gostaria de saber se voces tem alguma publicação sobre o modulo Stetson MODELO 1K1 D Vulcan – 1K1D, pois estou prescisando efetuar um reparo e nao tenho o esquema eletrico.

    1. Boa tarde Valdir, no momento não tenho nenhuma publicação sob o 1k1 D VULCAN, mas se o seu problema é informações sob reparos, indico que vc participe do
      Fórum de Eletrônica 2002 e faça um Tópico que dentro do possível lhe darei suporte técnico.
      Antecipo aos visitantes do meu Blog em geral que esquemas da Stetsom, não são disponíveis, devido aos direitos de fabricação da Stetsom.
      O que posso fazer e tenho feito dentro do possível é fornecer suporte técnico, dicas de reparos.
      Obrigado pela sua visita, seja sempre bem-vindo.

        1. Olá Laércio, o motivo de proteção pode estar associado a alguns fatores, podendo ser: canal queimado, falta de tensão de +15 -15 no pré, algum ponto de reconhecimento da proteção defeituoso, falta de tensão na fonte primária, FETs de má qualidade tanto no canal como na fonte.
          Se vc tem um conhecimento nesta área poderá verificar estes itens do contrário indico q procure um local especializado nesta área automotiva.

  3. Parabens, com essa sua iniciativa vai ajudar muitos que realmente deseja fazer um Otimo trabalho.
    Prefiro negar um serviço do que fazer popularmente dito (gambiarra)

    1. O TAS5630 é um integrado complexo, é difícil se obter resultados de medição à frio no componente (fora do circuito).
      Os testes mais frequentes são: verificar se está chegando sinal nas entradas do CI, se houver relês notar se os mesmos vão atracar…do contrário o CI
      não está oscilando, teste de consumo de corrente que para alguns modelos situa-se na faixa dos 800ma à 1A.

      1. O problema é que eu não tenho todos equipamentos e tava economizando no reparo de um stetsom vision 250w. ele acende a proteção assim que ligado! eu uso ele para tocar cornetas! mas final de semana eu liguei uma caixa de som de um micro system e a impedância não bateu com a do modulo! tocou um pouco e parou! mas provavelmente deve ser ele sim.
        vou fazer o teste de sinal de áudio alimentação e volto a postar aqui minha experiencia

        1. Leia com atenção às dicas aqui postadas, a falta de equipamentos pode lhe trazer prejuízos…em situação crítica procure um local especializado.

  4. Até hoje só fui bem sucedido nos reparo dos módulos Banda, quanto aos Taramps que utilizam os de 44 pinos DIL, nunca consegui consertar um sequer na troca desse componente…

    1. O caminho à ser percorrido em um circuito embora seja bem próximo de um modelo para outro, podem ocorrer algumas mudanças, mas…os resultados tem características
      muito próximas… eu penso que se o amigo tentar em situações futuras poderá ter resultados positivos.

  5. Boa tarde Nill, estou com um modulo stetsom 5k2D para consertar e o defeito que esta apresentando e o seguinte; o modulo liga por 5 segundos e desliga e fica piscando os leds azul e vermelho com sequencia de 3 piscadas , indicando que a tensão da bateria esta baixa, mais ja testei com 4 baterias de 110 Amp ligadas em paralelo e mesmo assim o defeito continua, se você tiver alguma orientação sobre este defeito , por gentileza me ajude …..obrigado!

    1. Bom dia Célio, primeiramente devo ressaltar que esse tipo de aparelho é complexo e condições de reparos devem ser seguidas para se ter segurança.
      Caso seu conhecimento não seja amplo, indico que se contacte uma Autorizada mais próxima. Quanto ao defeito mencionado inclusive se observando o
      procedimento de acender os Led´s, pode estar ocorrendo uma falha na área da fonte, pois o modelo tem estágios de proteção de alta e baixa tensão.
      Ressalto que alguns defeitos podem apresentar sintomas idênticos, porém, podem estar em estágios diferentes. Se vc tem conhecimento poderá fazer
      uma avaliação nos reguladores internos, verificar se os canais estão ok, se o pré tem alimentação correta +15 -15.
      Mas lembre-se, se não tiver um conhecimento satisfatório e nem equipamentos para o reparo, não tente, encaminhe para um local como citei.
      Obrigado pela visita, se precisar de mais informações dirija-se ao Fórum de Eletrônica 2002.

    1. Olá Martins, esse modelo não tenho o esquema para lhe dar informações mais precisas, eu indico que vc visite o Fórum de Eletrônica 2002 e faça um Tópico expondo seu relato e aguarde que alguém tenha um modelo semelhante e possa lhe ajudar. Obrigado pela visita.

  6. Parabens Nill admiro muito seu trabalho e seu conhecimento na area da eletronica,,estou nesse caminho aprendendo cada dia com suas explicações no forum eletronica2002,,parabens

    1. Olá bom dia TECNILL ELETRÔNICA SYSTEM gostei muito dessa imagem de fundo com esquemas e componentes no site, seria possível vcs manda-la pra mim ficarei muito feliz ao ganha-la de já agradeço.

  7. Preciso de ajuda meu módulo estava com as saídas queimadas daí troquei, dpois de tudo certo eu instalei ele de novo e não sai som, não está em modo de proteção está normal, só que não sai som não sei o que pode ser meu módulo e um taramps de 8mil. Me ajudem por favor…

  8. Boa tarde !!! Nill estou com uma 1k6es com problema no amplificador tem uns diodos em curto e gostaria de saber o valor deles, os diodos são o d6,d3,d2

  9. Bom dia Nill, vi várias dicas que vc deu aí. E gostaria de saber se vc poderia me dar uma luz. Tô com uma 6k5. Que liga normal, sai áudio, porém fica com led clip aceso e os 90n20 aquecem mais que o normal…

    1. Bom dia..Cheldon!!! esse defeito em alguns casos está associado aos drivers de saída. Porém sempre é bom dar uma verificada em outros componentes que operam nos canais, pode acontecer de algum estar alterado…verifique o consumo de corrente se está dentro dos padrões.

      1. Infelizmente no momento estou sem fonte de bancada, ai não da pra ver o consumo. no IR2010, tem pwm no pino 1 somente, não teria que ter tbm no pino 8? notei que o 1u5/400 da saida esta estourado, retirei ele da placa.. sei que a ausencia dele é a causa do led clip aceso. mas seria tambem o motivo do alto consumo?

        1. Sim, tem q ter nos dois pinos. Se o capacitor esta estourado tbm é sinal de problema no canal. O consumo pode ficar elevado se o capacitor estiver alterado..podendo inclusive levar a queima de algum dos FET´s do canal.

          1. bom, então vou dar um pente fino nas placas modulares, e farei a troca do 2010 tbm. ai quando o pwm voltar nos dois pinos do 2010 e o problema persistir, vou mais além. rs.

  10. Fiz diferente, troquei o capacitor que estava estourado na saida..A luz do clip apagou, os fets pararam de esquentar muito… porém, o capacitor esquentou demais…

          1. Fala Nill, resolvi o problema. Era o indutor que tava encostando no toroide, e os dois capacitores 1u5/400 tbm que estavam ruins, dei uma isolada no fio do indutor e troquei os capacitores e voltou ao normal. obrigado pelo apoio.

  11. Boa noite, excelente post!!! Tenho uma audio board comprada no aliexpress , trata se de uma 2.1 canais. 150+150+300 sub. Acontece que deixei tocando uns 20 minutos apenas, com musicas de grave intenso, apos esse tempo, houve um corte de cerca de 90% somente no canal do subwoofer. Será que fritou o tas5630 referente à saida de graves? Ja testei em outro alto falante porem trata se mesmo da saida, os stereos estao perfeitos mas nada de grave! Como proceder? Obrigado

    1. Olá Wagner!!! Pelas informações que vc cita é certo que o canal do grave foi afetado. Em alguns casos o TAS5630 não chega a “Fritar” pois dessa forma poderia notar que o integrado estaria carbonizado. Nessas condições pode ocorrer um dano interno no driver no integrado e o mesmo fica inoperante. Neste link http://www.tecnilleletronica.com.br/consertos/ tem uma descrição de troca do TAS5630, o que ressalto é q, deve ser manuseado de forma adequada para evitar perca do integrado.

  12. Tenho módulo com defeito uma hd3000 das nova e uma sd3000.1 a hd3000 tá acendendo luz azul e vermelha , a sd3000.1 tava ligando e não saia o som agora ela nem liga mais queria arrumar elas qual endereço de vocês?

  13. bom dia, to com um roadstar 1200d sem o ci Lm2904 de proteção funciona legal se colocar ele arma o led proteção instantaneamente e não funciona, aparentemente o defeito esta mesmo na placa PWM7 que faz a fonte funcionar, mas não sei mais oque testar nela, vc tem alguma ideia?

    1. Bom dia! infelizmente esse é um defeito crônico nas linhas Roadstar, certamente algum componente junto ao LM2904 esta alterado. Em alguns caso pode se tentar atrasar o tempo de atuação da proteção…colocando um resistor de 82R ligado do GND ao pino 1 ou 14 do TL494… pino 1 ou 14 pode variar de modelo pra modelo. Faça p teste recolocando o LM2904 e acrescentando o resistor.. mas atenção um dos pinos 1 ou 14 pode gerar tensão positiva..por isso deve ser feito um teste rápido apenas tocando o resistor antes de soldar.. no pino certo a proteção vai ser atrasada.

  14. Boa noite, estou com um problema que está me dando bastante dor de cabeça, o modulo é um banda de 3000 rms,o problema é o seguinte: o modulo devido a baixa alimentação teve alguns componentes danificados fiz a substituição dos mesmo e na hora do teste o modulo simplesmente não ligou, nem ao menos a proteção. enfim espero que possa me ajudar o mais rápido possível, desde já agradeço.

    1. Olá Wesley! certamente ainda há falha em algum estágio do acionamento. Verifique a linha de entradas de 12V se ñ há nada irregular e a linha do REM.
      Procure por trilhas rompidas e verifique se tem 5V no PIC. Pode ocorrer quando os danos são maiores do PIC ter se danificado e por esse motivo a fonte está inoperante.

        1. Se o cabo se aquece é proveniente de dois motivos: fonte de entrada com consumo elevado (FET´s sem estabilização do PWM ou de má qualidade) ou Trafo da fonte alterado (curto) outra situação é o cabo de alimentação com espessura menor do que o recomendado. Mas imagino que no seu caso seja defeito na fonte primária.

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Share