Conserto Módulo HD 3000 Taramp´s ruído de alta frequência na saída, Dc com ajuste instável.

Share

O Módulo apresentava segundo o cliente, um movimento de deslocamento do cone do falante ao ligar o Módulo, acompanhado de um ruído  (agudo, alta frequência).  Em teste de bancada foi constatado um valor de DC em média de 4Vcc, com variações que ficavam intermitentes, o forte ruído de alta frequência estava excessivo.  Em testes de medição de PWM foi constatado que um dos canais estava operando com um PWM de 111khz em quanto o outro em 40khz, o que se deduz é certo que, os parâmetros estavam fora dos padrões. Ao se tentar ajustar o trimpot de DC não era possível o ajuste (fino), o avanço da alta frequência prejudicava o ajuste. Em medida de consumo de corrente o mesmo apresentava em repouso 2.52A, fonte de 14,2VCC.

Modelos digitais tem como filtro dos canais capacitores de poliéster metalizado, vale ressaltar que para cada projeto pode ocorrer variações de valores, nesse caso, o valor em questão era de 2,2uF/250V.  Um detalhe que deve ser sempre levado em consideração é: capacitores após retirados do circuito e medidos podem apresentar valores corretos, mas podem sofrer variações de carga quando são energizados, dessa forma, o mais correto é retirar o capacitor e trocar por outro e avaliar o resultado.

Capacitor de poliéster
Capacitor de poliéster.

Iniciando o procedimento de reparo, o suspeito capacitor é retirado do circuito referente ao canal que apresentava 111khz em medição com o Osciloscópio. Em medição à frio, o valor foi aferido corretamente, 2,2uF/250V, porém, para melhor teste, foi recolocado um novo no lugar.

Jpeg
Imagem do capacitor retirado do canal.

Após a recolocação foi constatado uma baixa no consumo em repouso que passou para 1.72A, e consequente  disso o ruído de alta frequência foi resolvido.

Estou deixando abaixo o link das anotações referentes ao modelo HD 3000, esclareço que para melhor observar deve ter instalado o programa FOXIT READER, em caso de uso do Adobe não será possível conferir às anotações que foram adicionadas.

Link para baixar o esquema.

http://www.4shared.com/office/l5X18w17ba/TARAMPS_HD3000_R9_AT.html

Essas informações são destinadas para profissionais da área, se vc for iniciante e não tem conhecimento técnico, evite reparar sem antes tomar às devidas precauções de segurança.

Meus agradecimentos à todos que acompanham meu Blog, sejam sempre bem-vindos!!!

Share

11 thoughts on “Conserto Módulo HD 3000 Taramp´s ruído de alta frequência na saída, Dc com ajuste instável.”

  1. Excelente post Nill!
    Capacitores em funcionamento geram grandes surpresas nos circuitos e no capacimetro estão perfeitos!
    Obrigado por compartilhar!

  2. Nil você é o cara,obrigado por sempre compartilhar seus conhecimentos,não vejo a hora de comprar meu osciloscópio e começar a observar as ondas,e poder trabalhar com módulos de som,qual o osciloscópio que você usa Nil ?

    1. Olá Fabrício, é um prazer poder compartilhar informações nas quais poderão ser úteis a quem precisa, em relação ao Osciloscópico uso um TEKTRONICS TBS 1052B, excelente aparelho.

  3. Nil boa noite
    Amigo que Deus li abensoes muito VC merece e muito obrigado pela dicas
    Nil tou com 2 taramps que TAM co seguinte de feitos .ao uliga sem e sem carga os fetes da saida comesa a esqueta esi bota prá toca eles esquenta mais lijeiro ainda

  4. Muito bom.mandei meu modulo hd 3000 para taramps aqui do lado da minha cidade eĺe estava com o mesmo problema eles e disseram que um resistor estava quenmado.o meu som quando aumentava muito o volume fazia um barulho como se meu falante estava deslocando estourado sabe mas era no modudulo.e dava ruido tambem mas quañdo mechia no rca do modulo parava sera q era por causa do resistor queimado…Obrigado. ..

Gostou dessa Publicação? deixe um comentário assim vc colabora com o Blog.

Share